[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Especialistas alertam para risco de gripe suína no dentista



Camilla Lopes, JB Online

RIO - O ambiente de um consultório odontológico pode ser uma via de transmissão para o vírus da gripe suína. O perigo é grande já que além da rotatividade de pessoas nesses locais, os cirurgiões-dentistas trabalham sempre muito próximos dos pacientes.

– É um lugar extremamente propício. Um paciente infectado é um risco muito grande para o profissional. Então, o isolamento de dez dias após uma gripe forte é uma recomendação que deve ser seguida à risca – alerta o coordenador da comissão de infecção respiratória da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Paulo Teixeira.

O alerta também vem sendo feito pela Sociedade Brasileira de Odontologia (SBO). Segundo a entidade, diante do risco que a epidemia traz, a recomendação ao cirurgião dentista é adiar a consulta do paciente que é caso confirmado da gripe ou apresenta sintomas. Nos casos mais graves, quando o enfermo está com muita dor, a orientação da SBO é medicá-lo até a recuperação completa e esperar mais os dez dias propostos.

O dentista Paulo Henrique Ribeiro já toma a providência de remarcar a consulta nos casos em que os pacientes apresentam sintomas da influenza.

– A possibilidade de contágio é muito grande. Mas, se o procedimento de segurança for adotado, não há risco de contaminação. Temos que ser muito rígidos. O paciente com sintomas de gripe precisa ser remarcado. Nós dentistas estamos muito expostos a tudo.

Segundo a SBO, os profissionais de odontologia já trabalham sob forte esquema de segurança devido à possibilidade de contaminação por diversos tipos de doença, como, por exemplo, aids, herpes e hepatite. Outro alerta da SBO é para que os dentistas que apresentem qualquer sintoma de gripe – mesmo fraco – se ausentem imediatamente do trabalho.

O dentista e diretor-excecutivo de uma operadora de planos odontológicos, Armando Rodrigues Filho, chama atenção para os cuidados que devem ser tomados também nos consultórios.

– Mesmo que o número de casos esteja menor neste momento nós sabemos que ano que vem virá uma nova epidemia. Então é importante manter os cuidados para estarmos preparados. O profissional não pode deixar de usar a máscara, a luva e o óculos protetor. Mas, além disso, é importante que o consultório esteja sempre arejado e se possível com luz solar.

Paciente infectado

Mas o que fazer se um paciente com sintomas ou que seja caso confirmado da gripe A solicitar atendimento odontológico por estar com muita dor?

Segundo Enrique Acosta, diretor da Organization for Safety and Asepsis Procedures (Osap), entidade internacional voltada para a biossegurança na odontologia, o ideal seria realizar a consulta em um ambiente preparado para isolar infecções pelo ar, que pode ser encontrado em hospitais.

– No entanto, sei que será difícil conseguir essas condições, além do cirurgião-dentista precisar de treinamento especial para usar esses equipamentos. Mas é possível controlar a dor de dente com analgésicos, antinflamatórios e antibióticos, até que o paciente se recupere da doença – diz Accosta.

O dentista Paulo Henrique Ribeiro lembra que a prática de segurança por parte dos profissionais que trabalham com os dentistas também é fundamental.

– As secretárias também precisam estar atentas. Se elas observarem que um paciente não está bem devem remarcar a consulta e evitar que esse paciente tenha contato com o dentista.

21:27 - 31/08/2009










Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters