[Valid Atom 1.0]

domingo, 26 de outubro de 2008

África do Sul faz transplante entre portadores de HIV

Portal Terra

CIDADE DO CABO - Cirurgiões sul-africanos realizaram o primeiro transplante de órgãos entre pessoas com HIV positivo. A operação abre o caminho para que milhares de vidas sejam salvas, segundo o site do The Guardian.

Médicos transplantaram rins infectados com o vírus de um único doador para outras duas, também portadoras do HIV, no hospital Groote Schuur, na Cidade do Cabo. A cirurgia foi feita em setembro, mas só se tornou pública quando os pacientes indicaram que o procedimento havia sido considerada um sucesso.

A legislação na África do Sul vetava que pessoas infectadas fossem transplantadas e obrigava o descarte de cerca de um em cada três órgãos de doadores com HIV, devido ao risco de contaminação. Após sofrer críticas por parte dos médicos do país africano, onde um em cada cinco adultos possui o vírus da Aids, a lei foi revogada.

As novas medidas aumentam a chance de portadores do vírus HIV de receber transplantes, já que a oferta de órgãos infectados é grande.

O médico responsável pela cirurgia, Elmi Muller, disse que as condições dos pacientes são excelentes e não há sinais de rejeição. "Pacientes com HIV estão em desvantagem quando se trata de receber um órgão. O procedimento concede uma vantagem para essas pessoas, devido ao alto número de doadores portadores do vírus da Aids", disse.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: