[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Milhares de refugiados vão para a Ossétia do Norte


Plantão | Publicada em 11/08/2008 às 16h01m

O globo

BRUXELAS - Mais de 30 mil pessoas fugiram da Ossétia do Sul em direção à Ossétia do Norte, república autônoma da Rússia, enquanto outras 6 mil buscam proteção em Tbilisi, capital da Geórgia, informou nesta segunda-feira um porta-voz da Comissão Européia. O porta-voz considerou que a situação pode piorar nos próximos dias, já que se espera que pelo menos mais 10 mil pessoas fujam de Ossétia do Sul devido ao conflito que vem ocorrendo na região. Além disso, cerca de 80% dos habitantes da cidade georgiana de Gori, vizinha à república separatista da Ossétia do Sul, fugiram em busca de proteção após os ataques russos, informaram fontes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A Comissão Européia disponibilizou o envio de um milhão de euros para ajuda humanitária urgente em Ossétia do Sul, informou um comunicado. O primeiro sistema de ajuda está concentrado em assistência médica, água, alimentos e abrigo.

- A Comissão Européia está muito preocupada com os combates e deplora a perda de vidas humanas e o sofrimento que isso está causando - afirmou Louis Michel, comissário para o Desenvolvimento e a Assistência Humanitária.

A Anistia Internacional voltou a pedir hoje à Rússia e à Geórgia que preservem o direito internacional que "protege a população civil do desenvolvimento das hostilidades". "As operações militares devem evitar lançar ataques nos quais não se faça distinção entre objetivos militares e objetivos civis", afirmou. "Alguns ataques verificados nestes dias podem constituir crimes de guerra", advertiu a Anistia Internacional. (ANSA)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: