A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mudou os critérios de comparação do nível de engarrafamento na cidade com o objetivo de inflar os benefícios da restrição aos caminhões no trânsito da cidade de São Paulo, informa reportagem de Alencar Izidoro e Ricardo Sangiovanni publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Pelas estatísticas divulgadas pela gestão Kassab entre segunda e quinta, mesmo com a tempestade que atingiu a cidade houve melhoria de 3,5% no trânsito em relação a 2007. A Folha, porém, obteve dados de um outro critério técnico de comparação --adotado até a semana retrasada-- sinalizando situação mais desfavorável, com piora de 0,4% da lentidão.
A última adaptação para comparar os índices de lentidão se deu na semana considerada como um teste para a avaliação do impacto da proibição ao transporte de cargas, em razão da volta à rotina de aulas --ofuscado pela chuva e dois dias com filas acima de 200 km.
Outro lado
Por meio de nota, a CET informou que divulga os dados de congestionamento a cada meia hora e que os materiais "analíticos e comparativos" são só "um complemento" (íntegra para assinantes).
Especialistas vêem indícios de que a medida de restrição aos caminhões vigorando juntamente ao rodízio municipal traz benefícios à circulação na cidade, mas consideram ser cedo para conclusões.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário