[Valid Atom 1.0]

sábado, 18 de dezembro de 2010

#Wikileaks compromete Sócrates


18 de Dezembro, 2010Por Tânia Ferreira
Banco de Portugal vai averiguar conduta de Santos Ferreira.

As novas revelações do Wikileaks sobre Portugal, esta semana divulgados pelo jornal espanhol El País, põem em causa os desmentidos feitos por José Sócrates à colaboração do Governo português no repatriamento de detidos de Guantánamo em aviões dos EUA, via espaço aéreo português.

Mas, apesar de BE e PCP insistirem em explicações, nenhum dos partidos parece disposto a avançar para um inquérito parlamentar. O ministro Luís Amado repetiu ontem não ter conhecimento de voos, contrariando as informações da diplomacia norte-americana em Lisboa.

Entretanto, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários estarão a fazer diligências junto do BCP e do seu presidente, Carlos Santos Ferreira, para averiguar se houve violação do dever de sigilo profissional ou outras infracções no caso também denunciado pelo Wikileaks.

Em causa estará a idoneidade do banqueiro , depois de alegadamente se oferecer para rastrear actividades financeiras do Irão e passá-las aos EUA - como consta de um telegrama da Embaixada norte-americana em Lisboa.

Os supervisores estarão a trabalhar de forma articulada, tentando avaliar se Santos Ferreira cumpriu os deveres a que estão obrigados os membros de órgãos sociais de instituições financeiras.

tania.ferreira@sol.pt





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: