[Valid Atom 1.0]

sábado, 18 de dezembro de 2010

#Wikileaks: diplomacia dos EUA sabia de torturas na Cachemira


O Wikileaks difundiu hoje novas revelações de telegramas secretos dos Estados Unidos a poucas horas da saída em liberdade sob fiança do fundador do portal digital, Julian Assange. O diário britânico The Guardian publicou documentos interceptados pelo Wikileaks, segundo os quais a diplomacia norte-americana conhecia a prática de torturas da polícia e das forças de segurança indianas na Cachemira.

De acordo com despachos diplomáticos, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou em 2005 à embaixada estadunidense em Nova Déli os abusos sistemáticos infligidos aos detentos.

Espancamentos, eletrocussões e práticas de humilhação sexual constam entre as desumanidades cometidas pelos agentes indianos, na presença de oficiais para obterem informação dos presos.

Conheceu-se que os diplomatas norte-americanos estavam a par de que os detentos não eram militantes senão pessoas das quais se suspeitava que poderiam ter informação dos insurgentes.

O Comitê informou aos representantes de Washington na capital indiana de 177 visitas a centros de detenção em Jammu, Cachemira e outros lugares entre 2002 e 2004 onde morreram muitas pessoas em consequência dos excessos.

Os telegramas detalham que entrevistaram 1.491 detentos e em 852 casos estes se queixaram de terem sido vítimas de maus tratos, surras e uma ou várias formas de tortura.

Fonte: Prensa Latina


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: