[Valid Atom 1.0]

sábado, 18 de dezembro de 2010

Na batalha pelo direito de assistir novela no domingo!

Jorge Brasil

Jornalista apaixonado por carnaval, cinema e televisão, ele é redator-chefe da revista MINHA NOVELA e comenta aqui tudo o que rola de mais quente no universo das novelas.


Estava em casa um domingo desses. Chovia e a preguiça tomava conta de todo o meu ser. Como já tinha colocado em dia todos os episódios de minhas séries favoritas, decidi navegar pela programação da TV aberta. Para uma atualização básica, sabe? Faz parte da profissão e havia séculos que eu não fazia isso.

A lembrança que eu guardava dessa experiência era muito ruim, só que o impossível aconteceu: a situação piorou muito. Muito mesmo! Antigamente a gente só tinha que engolir Silvio Santos, Fausto Silva e Gugu Liberato. Mas eles proliferaram. E suas crias são ainda piores. Só para você ter uma ideia, me deparei logo de cara com Eliana se sacudindo toda ao som daquela infame Rebolation, numa alegria tão falsa quanto uma nota de R$ 3.

Foto: Roberto Nemanis / SBT

Mas eu a entendo. É preciso ser uma Meryl Streep para conseguir convencer alguém de que está feliz pelo fato de a grande atração de seu programa ser um grupo de quinta categoria, cantando uma música velha e horrorosa. Aliás, vou morrer sem entender o sucesso do Rebolation, em que nem mesmo a (inexistente) coreografia funciona. Mas… De volta ao Eliana, do SBT, as brincadeiras também me aterrorizaram. Todas jurássicas e totalmente sem graça. O único consolo da Eliana deve ser mesmo aproveitar os intervalos para checar sua conta corrente na internet, ver a enormidade de dinheiro que está lá e repetir como um mantra: “vale a pena, vale a pena, vale a pena…” E voltar ao palco, sorridente, para continuar a fingir que está se divertindo com o Parangolé.

Foto: Divulgação

E gente! O cenário não é diferente nos outros canais. Na Record, Ana Hickmann dá um show de beleza e elegância, mas me recuso a ver de novo as gincanas do Tudo É Possível, tamanha imbecilidade que é imposta ao público. Mas nada é pior do que o Programa do Gugu com seu assistencialismo barato e as tentativas de explorar a miséria e o sofrimento alheio.

Foto: Divulgação

Pelo menos a emissora fecha na noite com o Domingo Espetacular, que é bem correto. Na Rede Globo, o que salva o Domingão do Faustão é a Cachorrada Vip e as Videocassetadas, que eu adoro. Mas o ideal é você gravar os quadros para assistir tudo acelerado quando Fausto Silva aparecer, porque aturar o gordo falando mais do que a Lurdinha (Simone Gutierrez), de Passione, é dose para elefante. Sem querer fazer trocadilhos infames, é claro. Já o Fantástico, outrora tão interessante, só me dá sono. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas quanta saudade da Glória Maria…

Foto: Divulgação

Conheço muita gente que não perde o Pânico na TV, na RedeTV!, mas eu sequer lembro que o programa existe. Talvez se assistisse, até desse algumas boas risadas como antes. Mas tenho horror ao tal Freddy Mercury Prateado e a mínima lembrança de que posso me deparar com ele na telinha revira meu estômago. Ao retornar ao SBT, concluo mesmo que Silvio Santos faz milagre para segurar o público. Só acho que ele deveria ter se atualizado um pouco. Tudo o que faz me soa tão anos 1980… E assistir a um programa de entrevista à meia-noite de domingo realmente não faz parte do meu show e, com isso, raramente confiro o De Frente com Gabi.

Foto: Divulgação

Com tanta chatice à disposição, sabe o que me dá alguns momentos de alegria? O Samba de Primeira, com Jorge Perlingeiro, exibido na CNT. Não sei se passa no país todo, mas me divirto demais com a naturalidade do apresentador e como adoro samba, o programa é um prato cheio. Sem falar que toda aquela produção kitch é de morrer de rir. Quando minha “navegação” se transforma num naufrágio, sinto uma vontade louca de ver novela.

Como já disse aqui várias vezes, gosto tanto do estilo de dramaturgia que curto assistir até tramas ruins. Prefiro mil vezes rever Tempos Modernos a ter que passar de novo uma tarde com o Parangolé, Eliana e cia. E morro de ódio porque domingo não tem novela. Aliás, por que não passa novela no domingo? Não seria uma boa solução se as emissoras não fizessem ao menos um resumo da semana no domingão? Lanço aqui, então, um manifesto pelo direito de a gente ver novela no domingo. Quem me acompanha?


25 Comentários para “Na batalha pelo direito de assistir novela no domingo!”

  1. VIVI disse:

    JORGE;
    EU TE ACOMPANHO NESTE MANIFESTO!
    Eu assisto o Domingão do Faustão mas odeio Fausto Silva, o cara humilha os assistentes, ñ deixa as pessoas falarem, atropela a conversa dos outros e ainda faz aquelas piadas sem graça.
    Eu gosto do Sílvio Santos, acho ele muito simpático e sinto q ele se diverte muito com a platéia e o programa.
    Quanto á Eliana, é a apresentadora mais sem graça da tv,e o grupo Parangole…prefiro nem comentar.

    ABRAÇOS;

  2. Leila disse:

    Eu não assisto nenhum destes programas dominicais, mentira, na verdade eu assisto o Fantástico, que como você falou, está ladeira a baixo, chaaato, teve até Fiuk, o que mais se pode esperar?

    Mas enfim, quanto a apresentar novela eu não acho uma boa opção, domingo deveria ser dia de ver séries brasileiras, gringas, bons filmes. A Globo é tão boa para fazer mini séries, podia investir mais e colocar aos domingos. Já as outras emissoras é melhor ficar nas gringas mesmo, porque os caras não são muito bons nesta área, talvez a Record se investisse em pessoal técnico descente conseguiria, já que tem dinheiro pra isso.

    Outra opção são programas de entrevista, música (mas música boa, não estes lixos como axé e funk).

  3. Cláudia Taissa disse:

    EU QUERO NOVELA NO DOMINGO
    ADORO NOVELA

  4. Adailton disse:

    Meu caro, vc foi simplesmente brilhante!!!! Dessa vez não consegui encontrar pontos de divergência na sua crítica. Arrasou, disse tudo o que está na garganta de milhões de pessoas. O que salva o meu domingo ainda é Silvio Santos!

  5. Jaqueline Lima disse:

    Jorge
    Estou com você, porque domingo é o dia mais triste na televisão aberta, dá vontade de chorar, é tudo tão ruim, que como você disse até tempos modernos seria melhor.
    Adoro suas criticas, sempre muito inteligentes.
    Um abraço

    • jorgebrasil disse:

      Muito obrigado, Jaqueline. Beijão

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  6. Eduardo Lima disse:

    Humm, programação chata dia de domingo, mesmo. Mas novela de segunda a sábado já está ótimo. Domingo não combina com novela, Jorge. Hehe…
    E pensa num resumão, então, affe, complicado.
    Nesses domingos chatos, de chuva e preguiça, pegue um box de uma novela ou série antiga e assista. Eu faço isso! Parabéns pelo blog!

  7. Carla disse:

    NOVELA AOS DOMINGOS!!!!

    TV aberta aos Domingos é uma tentativa escancarada de homicídio.É de dar tristeza,deprime um ser humano!

    é bizarro! Eliana,Gugu,Faustão,Zeca Camargo, Ana Hickmann( A rainha dos superlativos!).

    PODÍAMOS FAZER O SLOGAN: DOMINGOS COM A TV ABERTA: CHUTA QUE É MACUMBA!!

  8. Jason Lima Giambarba disse:

    O Domingão do Faustão e o Fantástico são chatos pra quem os assiste do começo ao fim, porque ambos ultrapassam 2 horas de duração e são feitos pra um público muito amplo e variado! Não são programas pra serem assistidos totalmente! O telespectador vê os quadros que achar legais e pronto! Pelo menos é assim que eu faço! Há tempos eu só assisto, no Faustão, as vídeocassetadas e a Dança dos Famosos eventualmente! E a parte jornalística do Fantástico, apesar do formato engessado que caracteriza os telejornais da Globo, ainda é muito bem feita! Sempre há algumas matérias interessantes! Mas, tirando isso, não é preciso assistir do começo ao fim!

  9. Marcio disse:

    oiiii… Eliana é a apresentadora mais chata da TV brasileira. Não há dúvidas!
    Um post pra falar de Xuxa, Luciano, Angélica, Raul Gil e Hebe! Por favor. Abraço

  10. lu disse:

    no domingo o que ainda se da pra ver e o domingo espetacular.porque gente vamos combinar o fantastico & uma porcariao propio nome ja diz:tudo fantasia.
    somente o bolas mucha,e cheia que esta agradando…pelo amor de Deus não tem nada pra se ver aos domingos.Fausto Silva, o cara não deixa as pessoas falarem, atropela a conversa dos outros e na hora das videos casetadas como fala mal da pessoas humilhnte chato,chato,chato

  11. Erisson Mesquita disse:

    Eu não quero assistir novela aos domingos. Mas concordo que os programas da televisão aberta neste dia são horríveis, os únicos que se salvam são o Fantástico e o Domingo Espetacular.

    Até gosto da apresentadora Eliana, mas o programa não é bom.
    Gostava da Ana Hickmann quando ela apresentava o Hoje Em Dia, pois o Tudo é Possível deveria se chamar Tudo é Horrível.
    Faustão é antipaticíssimo.
    Gugu não preciso comentar…
    E o programa Silvio Santos só é bom a parte do jogo dos pontinhos.

    A melhor solução seria a exibição de séries e filmes bons!!!!

  12. Chris/Go disse:

    Ver tv aberta no domingo é realmente maçante. A mediocridade e a chatice imperam durante todo o dia, culminando com os programas de auditório, que subestimam a inteligência das pessoas a ponto de deixar os mais desavisados e sensíveis a beira de uma depressão. Mil vezes os dias de semana, com noticiários como o Jornal Hoje, sempre apresentado com leveza e bom-humor pela simpática dupla Sandra e Evaristo e novelas como Ti-ti-ti, também dotada de frescor e agilidade.Talvez realmente funcionasse a exibição de novelas no domingo…mas o fato é que quase toda a programação da tv aberta carece de novidades. Exibir séries e mais filmes talvez pudesse deixar a tv mais atraente. E não precisamos importá-las para ter qualidade; “A Cura”, por exemplo é um exemplo indiscutível do que estou dizendo. Mas a impressão que se tem é que a programação de domingo é dirigida a imbecilidade. E o telespectador está longe de ser imbecil.

  13. elidenia da silva disse:

    Concordo plenamente Jorge,os programas de domingo na tv aberta e muito ruim,CHATO!SEM GRAÇA,ACHO Q. A GLOBO PAROU NO TEMPO COM DIDI,FAUSTÃO,FANTASTICO CADA DIA PIOR,O QUE SALVA E QUADRO DO TADEU(BOLA CHEIA,E BOLA MURCHA e OS GOLS. NA RECORD O UNICO Q.DA P. VER e O DOMINGO ESPETACULAR,Q. TEM QUADROS BONS,O SBT NEN TEM COMENTARIOS,E UMA PENA O SILVIO N~ APRESENTAR O DOMINGO QUASE TODO COMO ERA ANTES. MAIS N~ ACHO Q. NOVELA SERIA A MELHOR SOLUÇÃO.DEVERIA MELHORAR A QUALIDADE RECICLAR OS APRESENTADORES MUDAR TUDO!

  14. rachel disse:

    Com o término dos campeonatos de futebol pensei: vou ter que aturar mais duas horas de Faustão??? Eu não aguento!!!

  15. nide disse:

    Jorge vocÊ tem todo o direito de não gostar do parangolé ; mais daí a exculachar já é demais !!! Pode não ser a oitava maravilha do mundo mas diverte SIM e alegra muita gente ! Pelo menos eles não tão robando nem matando; e nem financiando o tráfico de drogas como muitos atores globais por aí que fazem uso de drogas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E dizer que cachorrada vip salva alguma coisa no domingão do chatão é pra rir mesmo . Deveria ficar indignado mesmo é saber que a Angélica ganhou o prêmio personalidade do ano e aquele picolé de chuchu do fiuk também levou um prêmio ! isso sim é de ficar enjoado!!!

  16. SARAH disse:

    JORGE,AMO ESSA SUA CORAGEM.
    A PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO EM TV ABERTA, É SIMPLESMENTE NULA.
    FAUSTÃO,GUGU,ANA HICKMAN,ELIANA,SILVIO SANTOS….CADA UM USA A EXAUSTÃO SUA FÓRMULA,E COMO SEMPRE O RESULTADO É GROTESCO.
    NOVELA AOS DOMINGOS?DEUS ME LIVRE.JÁ IMAGINOU SE EXIBISSEM TREPASSIONE?
    NEM LIGO A TV NESSE DIA.SÓ QUANDO TEM FORMULA 1.
    SOU FÃ DO LEWIS HAMILTON.

  17. Paulinha ;) disse:

    tô nessa o/

  18. Dih disse:

    Jorge, adoro novela, mas não queria que fosse exibida de domingo, para mim, de segunda à sexta seria o ideal.

    Eu já deixei de assistir TV à tarde há muito tempo, só vejo um pouco de Fantástico e Domingo Espetacular, mas o primeiro anda carente de boas matérias e quadros e o segundo às vezes peca pelo sensacionalismo.

    O Faustão chega a ser deselegante e grosseiro com seus convidados e telespectadores, gosto da sua sinceridade, mas não da sua falta de educação.
    O Gugu nunca me convenceu com aquela cara de bom moço, depois do episódio da falsa entrevista com o PCC, perdeu o pouco crédito que tinha.
    A Eliana é forçada demais, nunca achei nada dela e seu programa é de quinta.
    A Ana Hickman até é simpática, mas quando a vejo na tela da TV do alto dos seus 1,85 m mais 15 de salto, tenho vertigem… ela é muito desproporcional a qualquer convidado, e seu programa também é de quinta.
    O Pânico é um pouco engraçado, mas seu apelo ao erotismo estraga tudo.
    Enfim, minha dica é: alugue filmes, seriados, pegue seu livro para ler, chame os amigos para jogar baralho, faça qualquer coisa, mas não fique na frente da TV de domingo. Tudo é muito ruim.

  19. Lowe disse:

    Nada Contra, mas alguem que pede novelas aos domingos, certeza não é a pessoa para julgar outros programas… mas tv em fim de semana é mesmo entendiante.

  20. eduardo disse:

    Eu apoio novelas aos domingos claro não ingulo a Eliana ,Gugu nem se fala Silvio Santos destribui dinheiro sabendo da situação dele ,Didi um chato com c maiusculos programa de homor de domingo é tumor da tevisão brasileira.
    Outro nojento do panico homoristico dolorosos na vida da gente.
    O programação de dumingo é como assim doi os uvidos só de vê e ouvir.

  21. beto teixeira disse:

    Olá Jorge!!!
    Concordo com você em partes.
    O domingo na tv é mesmo de doer, mas pelo que li você julgou por uma faixa de horário que é a pior, você não falou do Domingo Legal, Dos Caras de Pau, As A venturas do Didi,e o horário depois do Fantástico, que tem S.O.S Emergencia e De Frente com Gabi, que na minha opinião é o melhor programa no domingo.
    O programa da Eliana no começo era até melhorzinho, mas agora tá chato nem aquele quadro dos opostos perdeu a graça, a sensação que tenho é que eles faz de conta q

  22. beto teixeira disse:

    se odeiam.
    Jorge o que acontece é que as emissoras deixou de criar a muito tempo, só compram enlatados, esses programas todos: Eliana, Ana Hickmann, Gugu e acredito que até o Faustão é tudo uma formula de programa gringo,é claro que a tv paga tem os melhores programas, mas será que se colocarem uma grade dominical igual a paga vai agradar o povão, será se chamarem pra cantar a Malu Magalhães, será que iria agradar, novela aos domingos Deus me livre, nada contra a novela, que eu gosto muito, mas todo dia enjooa, se colocarem séries até pode ser, não só estrangeira, mas nacional também, pois vamos combinar que a Globo esse ano se superou, foi uma atrás do outra.

    Outra coisa com tanto enlatado na tv os que se salvam são os velhos programas que ainda existe no SBT, que é o do Raul Gil e do Silvio Santos, que não é dos piores, é antigo é, mas tem seu valor, e o Silvio deixa tanto o Faustão como o Gugu no chinelo.

    O que está faltando na tv é novidades, programas de qualidade, é para de achar que o povo que tanto trabalha merece programas que já estão gastos a muito tempo.Cadê os musicais, cadê as séries, os filmes, sim pois as emissoras fazem aqueles comerciais com filmões e passam só 1/3 do que foi anunciado, sim e quando passam é no fim do ano.

    O jeito é todos os telespectadores desligar o televisor e fazer um protesto contra a mediocridade na tv brasileira.

    Só pra finlizar:

    O Parangolé não é dos piores, lógico não é o melhor da música baiana existem melhores, mas ele faz sucesso porque diverte, é uma musica despreocupada.E vamos combinar que o cenário musical não está das melhores, principalmente para os adolescentes, vamos relacionar os piores:
    *Fiuk
    *Demi Lovato
    *Restart
    *Cine
    *Aquela que faz a Hanna Montana, que esqueci o nome.

    Nunca antes na história da musica teen teve artistas tão fracos, que beirão a falta de talento, isso que não falei de outros por aí que cantam sertanejo, que tem grupo com três irmãos, etc.Cadê o talento desses fedelhos, a gente até entende quando aparece assim uma Maria Gadú, e a Globo enche suas novelas com suas musicas.

    Bem então é isso, faço um apelo, TALENTO SEMPRE,NADA SUBSTITUÍ!!!

  23. francisco disse:

    Acho que vc tem que mudar de profisão jorge! vc parece cansado, sei lá, parece que tudo é ruim pra vc , vc só consegue elogiar aqueles que vc gosta, sei não!Na sua critica há uma mistura do profisional com o pesssoal, o que nos passa é que se vc gosta de alguém mesmo que nao faça um bom trabalho vc elogia , se nao gosta, mesmo que esta faça um bom trabalho busca sempre um defeito.Melhor vc parar e repensar sobre sua profisão. Pois de psicopata só basta a sarah e o calisto que sao um só e fica trocando de nomes para reforçar suas opinioes.

  24. sócomentei disse:

    Bem Jorge é complicado mesmo Domingo a programação é sofrível,mais a que eu mais implico é a sra Ana Hickmann ela é forçada demais quando ela e O Brito apresentava o programa Hoje em Dia até que era suportável assisti eles mais, agora fora do programa matutino, e depois que migraram para os programas dominicais parece até outros apresentadores falta carisma e espontaneidade.
    Acho que o único que salva é o sro Silvio Santos porque ele é mestre e mesmo ele dizendo que o chuchu é pink vc acaba rindo e concordando com ele.

    Mais dificilmente eu assisto programa de Domingo pq eu amo futebol,então eu acabo tendo que acompanha a rodada inteira dos jogos,então o que me distrai.Mais agora nas com a parada do futebol eu fico sem assisti tv e só vejo O silvio Santos,de frente com Gabi e fecho a noite com a series do SBT Arquivo Morto e Desaparecidos.

    Eu ñ quero novela no Domingo ñ mais series nacional seria nada mau.

    Rakel



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: