[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sem-teto ocupam CARREFOUR E EXTRA contra aumento de alimentos


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)
ocuparam, por volta das 10h, dois supermercados na zona Sul de São Paulo. A manifestação faz parte do que eles chamam de Jornada Nacional pela Redução dos Custos dos Alimentos, organizada em conjunto com vários movimentos sociais.


Os manifestantes ocuparam uma loja do hipermercado Extra na estrada do Campo Limpo e uma unidade do supermercado Carrefour, na avenida Giovanni Gronchi. Segundo a Polícia Militar, os atos foram pacíficos e não houve registros de ocorrências durante as ocupações. Os militantes entregaram panfletos às pessoas que passavam pelas lojas.

Segundo nota publicada no blog do movimento, a ação foi organizada em sete Estados brasileiros com a intenção da instituição de uma política estatal de controle e congelamento de preços, manutenção e a abertura de novos restaurantes populares públicos, abertura de mercados populares subsidiados pelo Estado, entre outras reivindicações.

Os manifestantes criticam, também em nota publicada no blog, as medidas de estímulo à economia praticadas pelo Banco Central (BC) brasileiro, classificando de "subsídio ao mercado financeiro". "Que o governo subsidie a alimentação, a moradia popular, o transporte público", completa o texto.

TEXTO:

A NOSSA FOME NÃO PODE DAR LUCRO! NÃO PODEMOS PAGAR PELA CRISE!


Jornada Nacional de Luta contra a Carestia!

qua, 19/11/2008 - 08:58
Submitted by mtst

Hoje, 19 de novembro de 2008, mais uma vez, em luta nos levantamos. São ações simultâneas em 7 estados do Brasil contra o aumento do custo de vida do povo pobre. Desta vez, entramos nos templos-sagrados daqueles que vêem na fome de um irmão o lucro saltando dos bolsos.
No dia de hoje ecoa, em diferentes estados deste rico e imenso país, a voz dos que não têm direito à igualdade racial, ao trabalho digno, ao salário digno, à moradia digna, ao transporte digno, à educação e saúde dignas, nem à alimentação digna, enfim, os que não tem direito à própria dignidade.
Num ato de desobediência civil, aqui ela está: Nossa dignidade. E ela neste momento fala por nós. Fala que não aceitaremos que os ricos fiquem ainda mais ricos com nossa fome. Fala que não aceitaremos que o arroz e o feijão dobrem seu preço enquanto o Estado diz que nada pode fazer, mas ao mesmo tempo injeta bilhões de dólares aos bancos e especuladores. Fala que a terra que deveria produzir o alimento para a sociedade é um mar de cana para fazer rodar os carros em várias partes do mundo. Fala que jogam com nossa fome numa bolsa de valores onde nós somos a única coisa que não vale nada; porque somos gente e não temos preço. Fala que, embora não valhamos nada, é a nossa carne que será usada para pagar a crise financeira mundial. Fala que essa crise – produto de um sistema irracional e injusto – desempregará milhares (ou milhões?) de trabalhadores e lançará outros tantos na mais profunda miséria em todas as partes do mundo e de nosso país.
Mas nossa dignidade não apenas fala, porque nossas vozes são cansadas do sofrimento e da injustiça. Nossas vozes gritam, exigindo aqui, diante de um símbolo do imperialismo, da ganância que eleva o preço da comida e de um sistema que não existe sem crise, fome, violência e injustiça, que seja nosso tudo o que produzimos com nosso suor.
Por tudo isso, exigimos:

- Política estatal de controle e congelamento de preços.
- Manutenção e abertura de novos restaurantes populares públicos.
- Abertura de mercados populares subsidiados pelo estado e administrados por organizações populares.
- Nenhum subsídio ao mercado financeiro. Que o governo subsidie a alimentação, a moradia popular, o transporte público, etc.

ASSINAM ESTE MANIFESTO:

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - Movimento Urbano dos Sem Teto - Movimento Passe Livre (SP) - Movimento dos Conselhos Populares (CE) - Frente Estadual de Luta pela Moradia (MG) - Brigadas Populares (MG) - Movimento das Famílias Sem Teto (PE) -Movimento Quilombo Urbano (MA) - Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (PA) - Centro Popular pelo Direito à Cidade (PA) - Movimento Popular Socialista (PA) - Federação das entidades comunitárias de Castanhal (PA) - Associação Afro-religiosa Omo Ode (PA) - Grupo Garra Afro (PA) - Circulo Palmarino - Movimento Sem Teto da Bahia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: