[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Organização de repórteres invade Pequim com rádio pirata

da France Presse

A organização RSF (Repórteres Sem Fronteiras) pirateou na manhã desta sexta-feira uma freqüência de rádio FM em Pequim para fazer campanha pela liberdade de expressão na China, horas antes do início oficial dos Jogos Olímpicos.

Às 8h08 local, uma voz falando em francês e dublada em inglês enviou uma mensagem dirigida às autoridades chinesas: "Pouco importam as medidas tomadas, vocês nunca poderão abolir a liberdade de expressão".

As freqüências de rádio são controladas com rigor na China, mas segundo a RSF, a FM pirata de Pequim foi ao ar "graças a pequenos transmissores e antenas móveis".

"Bem-vindo à rádio Sem Fronteiras de Pequim, uma emissora criada pela organização de defesa da imprensa Repórteres Sem Fronteiras para informar sobre a liberdade de expressão na China", disse a organização.

Em seguida, o secretário-geral da RSF, Robert Ménard, leu uma mensagem em francês, reproduzida em inglês e chinês.

Ménard explicou que a rádio é "a melhor brincadeira que se pode fazer com as autoridades chinesas, que mantêm dezenas e dezenas de jornalistas e internautas presos".

"Apesar de tudo, há pessoas que podem dizer o que vocês querem ouvir, em pleno coração de Pequim, pacificamente, sem violência. Isto é uma maneira de dizer que a censura não funciona".

"Fomos proibidos de vir a Pequim, fomos expulsos da China, mas apesar de tudo, estamos aqui para nos fazer ouvir, pacificamente, sem violência".

Posteriormente, vários defensores chineses dos direitos humanos refugiados no exterior deram seu depoimento, em chinês.

Ménard fez um apelo às autoridades chinesas para que libertem os prisioneiros políticos e parem de interferir nas frequências das emissões de rádios internacionais em chinês.

A RSF também festejou o fato de ter criado brevemente a "única emissora FM livre da China" e "a primeira rádio não estatal a funcionar no país desde a chegada do Partido Comunista ao poder, em 1949".

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos começará nesta sexta-feira, às 20h08 (9h08 Brasília).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: