[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Petrobras anuncia descoberta de nova jazida de petróleo no pré-sal


Localizado na Bacia de Santos, reserva recebeu o nome de Iara.
Segundo empresa, ainda não é possível estipular tamanho da acumulação.
Do G1, em São Paulo

A Petrobras anunciou na tarde desta quinta-feira (7) a descoberta de uma nova acumulação de petróleo na camada do pré-sal na Bacia de Santos, que recebeu a denominação de Iara. Segundo a empresa, o óleo foi descoberto em águas ultra-profundas no bloco denominado BM-S-11, e revelou uma jazida de petróleo com densidade considerada leve.

O consórcio responsável pela exploração do local é formado pela Petrobras (65%, operadora), BG Group (25%) e Galp Energia (10%). O campo está localizado a a cerca de 230 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, onde a profundidade média da água é de 2.230 metros. Segundo a empresa, o poço ainda está em perfuração, na busca de objetivos mais profundos.

Sem estimativas
A empresa informou que ainda não é possível avaliar o tamanho da nova descoberta. De acordo com a Petrobras, será dada continuidade à pesquisa necessárias para a verificação das dimensões da jazida e das características dos reservatórios de petróleo, por meio do envio de um Plano de Avaliação à Agência Nacional do Petróleo (ANP), conforme estipulado no contrato de exploração da área.

A descoberta foi comprovada através de amostragem de óleo leve por teste a cabo, em reservatórios localizados em profundidade de cerca de 5.600 metros

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: