[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 12 de março de 2010

Cartunista Glauco, criador do 'Geraldão,' é morto durante assalto em SP


Publicada em 12/03/2010 às 09h40m

Cleide Carvalho e Anderson Hartmann, O Globo

RIO - O cartunista Glauco Villas-Boas - o criador do personagem "Geraldão" - foi assassinado com quatro tiros nesta madrugada, durante um assalto na casa em que morava, em Osasco, São Paulo. O filho dele, Raoni, de 25 anos, também morreu, a caminho do hospital Albert Sabin. O cartunista Glauco,  assassinado aos 53 anos dentro de casa, em São Paulo / Foto: Reprodução  internet Glauco e o filho foram baleados ao tentar convencer os dois bandidos a desistir do assalto. O cartunista tinha 53 anos.

Segundo o advogado da família, Ricardo Handro, dois ladrões renderam uma filha de Glauco, que chegava de carro em casa, por volta de 0h20m da madrugada desta sexta-feira, e forçaram a entrada na residência, que fica em um bairro de chácaras, em Osasco, perto do Pico do Jaraguá, Zona Oeste de São Paulo.

Dentro da residência, segundo o advogado, os ladrões passaram a ameaçar a família e agrediram Glauco e a mulher dele com coronhadas.

- O Glauco então tentou conversar. Disse 'Eu vou com vocês', para que não levassem a mulher ou os filhos - disse o advogado e amigo da família.

Com o nariz sangrando pelas coronhadas recebidas, Glauco foi rendido e se deixou levar pelos bandidos. Na saída da casa, porém, uma coincidência mudou o rumo do que seria um sequestro: o filho de Glauco, Raoni, também chegou na casa.

- Ao ver o pai naquela situação, ele também tentou conversar com os bandidos e negociar. Mas os bandidos ficaram nervosos e atiraram nos dois. Deram quatro tiros em cada um. No Glauco, na cabeça - conta Handro.

Segundo o advogado, a mulher de Glauco está desesperada. Os corpos de pai e filho estão no IML de Osasco. Os dois bandidos continuam foragidos. Eles teriam fugico num carro roubado.

No começo dos anos 70, o paranaense Glauco foi trabalhar no "Diário da Manhã", em Ribeirão Preto, onde fazia a tira "Rei Magro e Dragolino". Pouco tempo depois, em 1976, o jovem cartunista foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba. Com o destaque do prêmio, no ano seguinte ele começou a publicar esporadicamente suas tiras na Folha de S. Paulo. Mas, foi a partir de 1984 que ele passou a desenvolver tiras diárias para competir com as americanas. Foi na Folha, que começou a parceria com Angeli e Laerte. Os três alcançariam sucesso nas bancas em revistas como a "Chiclete com Banana", com tiragens de até 150 mil exemplares e com a tira "Los 3 amigos".

O personagem 'Geraldão', o maior sucesso  do cartunista Glauco / Foto: Reprodução internet

Autor de tipos como "Dona Marta", "Zé do Apocalipse", "Doy Jorge" e "Geraldinho", Glauco manteve-se fiel ao seu traço único, com nanquim no papel. Ele também fez parte da equipe de redatores do programa "TV Pirata", da TV Globo. Glauco também era músico e tocava guitarra em bandas de rock.

O cartunista era frequentador do Santo Daime, uma manifestação religiosa surgida na região amazônica, sendo padrinho fundador da igreja Céu de Maria, que ficava em sua casa, onde deve ser velado.











LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters