[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Número de mortes em Nova Friburgo e Teresópolis sobe; chuvas matam 245 no Rio


Publicidade

DO RIO

O número de mortes nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis em decorrência das fortes chuvas que atingem a região serrana do Rio subiu na noite desta quarta-feira. São 97 mortos em Nova Friburgo, 130 em Teresópolis e 18 em Petrópolis, segundo dados das prefeituras. Com isso, já são 245 mortes nos três municípios.

Saiba como ajudar os atingidos pelas chuvas no Rio e SP
Temporal destrói hotel e teleférico de Nova Friburgo (RJ)
Máquinas e homens tentam reabrir estradas da região serrana
Teresópolis decreta estado de calamidade pública
Área de Petrópolis só tem acesso por helicóptero
Excesso de lama em Teresópolis dificulta socorro às vítimas
Veja imagens dos estragos causados pelas chuvas
Leia a cobertura completa sobre as chuvas no país

Editoria de Arte/Folhapress

O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), confirmou que foram encontrados 59 corpos hoje no distrito de Conselheiro Paulino, de Nova Friburgo.

Um colégio da cidade precisou ser usado como necróterio. Os corpos das vítimas estão sendo levados provisoriamente para o Instituto de Educação de Nova Friburgo, que fica no centro, antes de serem transferidos para o IML (Instituto Médico Legal).

O cenário em Nova Friburgo é de caos. A cidade está coberta de lama e muitas pessoas estão desabrigadas. As ruas estão repletadas de pessoas que perlambulam à procura de um abrigo.

DESLIZAMENTO

Até o fim da tarde, ao menos 15 homens do Corpo de Bombeiros trabalhavam no resgate de quatro pessoas que estão sob os escombros de imóveis que desabaram no centro de Nova Friburgo na madrugada.

Duas das vítimas são bombeiros que foram atingidos por um segundo desabamento no mesmo local no fim da manhã.

Quatro bombeiros já haviam sido resgatados e encaminhados para atendimento médico. Três deles foram liberados. Apenas Ronald Lopes, 29, permanece internado no hospital Raul Sertan.

O deslizamento de terra na rua Augusto Spinelli atingiu quatro casas, um prédio de quatro andares, uma loja e um lava-jato. Na localidade, foi registrado o maior número de vítimas das chuvas na cidade. Entre os mortos, dois eram crianças --uma de três e outra de seis anos.

Segundo relatos de moradores, ainda há mais de dez desaparecidos no local.

FAMILIARES

Parentes das vítimas se aglomeravam no local em busca de informações --escassas por conta da queda das redes de telefonia celular na cidade. Entres os familiares, estavam mulheres e filhos dos bombeiros.

Casada com sargento Marcos Antonio Herly da Conceição, 42, Isolina Freiman, 47, estava muito emocionada e surpresa com o soterramento do marido. "Nunca imaginei que isso pudesse acontecer agora. Ele ia se aposentar em 2016. Estou com muito medo, mas, se Deus quiser, vai dar tudo certo."

Também estão sob os escombros os soldado Victor Lembo, 29, e outro soldado identificado apenas como Flávio.


Vanderlei Almeida/AFP
Bombeiros e moradores tentam resgatar vítimas em morro de Teresópolis, na região serra do Rio; veja imagens
Bombeiros e moradores tentam resgatar vítimas em morro de Teresópolis, na região serra do Rio; veja imagens

CHUVA

As chuvas que atingiram a região entre a noite de ontem e a manhã desta quarta-feira se aproximaram do esperado para todo o mês de janeiro inteiro, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em 12 dias, já choveu em Nova Friburgo 84% a mais do que o volume esperado para todo o mês. Das 9 h de ontem às 9 h desta quarta-feira, foi registrado um índice pluviométrico de 182,8 mm --o índice esperado para janeiro inteiro era 199 mm. Desde o começo do ano, as chuvas acumuladas na cidade são de 366,8 mm. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.

Já em Teresópolis, o volume de chuva registrado nas mesmas 24 horas chegou a 124,6 mm. Com isso, as chuvas acumuladas no mês chegaram a 219 mm. O esperado para o período era de algo entre 140 e 200 mm.

Em Petrópolis, a região do Vale do Cuiabá foi a mais atingida na cidade, com a água subindo mais de cinco metros de altura. Muitas casas foram destruídas pela força das águas do rio Santo Antônio. O Inmet não tem números sobre a chuva na cidade. A previsão do instituto é que as chuvas fortes continuem nos próximos dias, na região serrana e em outras áreas do Estado do Rio.


Gerson Gonçalo/Agência O Dia
Equipes buscam vítimas de desabamento em Nova Friburgo, região serrana do Rio
Equipes buscam vítimas de desabamento em Nova Friburgo, região serrana do Rio; veja mais imagens

AJUDA

O governador Sérgio Cabral conversou no começo da tarde de hoje com a presidente Dilma Rousseff para tratar das medidas emergenciais em relação à tragédia causada pela chuva. Cabral está em férias com a família, fora do país, e só chegará ao Rio amanhã.

O governo editará medida provisória liberando R$ 700 milhões para ajudar os Estados atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. O Ministério do Planejamento confirmou ter recebido do Ministério da Integração Nacional pedido de crédito extraordinário no Orçamento deste ano.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, prometeu visitar na tarde desta quarta-feira as áreas afetadas. A visita é uma das medidas do governo federal acertadas ontem pelo ministro Antonio Palocci (Casa Civil) para ajudar o Estado. Ele se reuniu em Brasília com o senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ). A conversa foi acompanhada via conferência telefônica pelo governador Cabral.

O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), coordena em campo as operações dos bombeiros e Defesa Civil. Segundo ele, a situação é muito grave, e em alguns lugares o acesso só é possível por helicóptero.


Vanderlei Almeida/AFP
Rua bloqueada por galhos e destroços levados pela chuva em Teresópolis, na região serrana do Rio; veja mais imagens
Rua bloqueada por destroços levados pela chuva em Teresópolis, na região serrana do Rio; veja imagens



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: