[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Av. Paulista tem furtos, bate-boca e correria

Pessoas se arriscam ao tentar atravessar ruas da região da av. Paulista

DIÓGENES MUNIZ
da Folha Online

Com medo de assaltos e sem poder pegar o metrô para voltar para casa por conta do apagão, dezenas pessoas se arriscaram na noite desta terça-feira ao tentar atravessar as ruas da região da avenida Paulista.

Sem semáforos, os carros mal davam espaço para os pedestres passarem de uma calçada para outra. Às 23h, o trânsito era caótico entre a região central e a av. Paulista. Aglomerações se formaram junto às estações de metrô. Os pontos de ônibus também lotaram. Houve bate-boca entre motoristas e pedestres.


Na rua da Consolação, a Polícia Militar confirmou a ocorrência de furtos e sugeriu que as pessoas não ficassem nas ruas. Ao ver a reportagem registrando o ocorrido com uma câmera digital, uma mulher que não quis se identificar relatou ter sido assaltada. "Acabaram de levar minha máquina", disse. Muitos pedestres tentavam registrar o momento com celulares.

O Twitter, serviço de mensagens curtas que pode ser atualizado via celular, também teve um acréscimo no seu uso durante o blecaute. O termo "Itaipu" entrou no Trending Topics, ou seja, de palavras mais usadas do momento.

Causas

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, afirmou no fim da noite desta terça-feira que "problemas atmosféricos" ou "tempestades de grande intensidade" podem ter sido a causa do apagão registrado em diferentes Estados do país.

Pelo menos trechos de dez Estados --São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco-- e do Distrito Federal ficaram sem luz desde por volta das 22h10. O Paraguai também está sem luz.

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Sem poder voltar para casa, funcionários de padaria na avenida Angélica, na região central, usam velas para iluminar o ambiente
Sem poder voltar para casa, funcionários de padaria na avenida Angélica, na região central, usam velas para iluminar o ambiente

Segundo Lobão, foi um apagão de 14 mil MW, que começou com uma linha de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu e se propagou em efeito dominó por várias regiões. Algumas linhas de abastecimento de Furnas também foram desativadas.

O problema aconteceu por volta das 22h10, enquanto o ministro se reunia com o presidente Lula, governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, e o ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha, sobre o marco regulatório do pré-sal.

De acordo com o ministro, a restauração do sistema está sendo providenciada ainda hoje. "Itaipu está começando a ser re-energizada", afirmou. Lobão negou relação deste apagão com o ocorrido em 2001, na época governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.







Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters