[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blecaute afeta áreas de 15 Estados, DF e Paraguai; Itaipu nega origem de pane


Publicidade

da Agência Folha
da Folha Online

O blecaute ocorrido entre a noite de terça e a madrugada desta quarta afetou trechos de 15 Estados e o Distrito Federal. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o apagão foi causado por uma pane nas linhas de transmissão de energia elétrica na usina de Itaipu. Em nota, a hidrelétrica atribuiu o problema a um possível acidente. Quase todo o Paraguai também ficou sem luz.


Ao todo, trechos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ficaram no escuro. A reportagem apurou, porém, que mais seis Estados sofreram problemas: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Rondônia, Alagoas e Acre.

Danilo Verpa/Folha Imagem
Metrô de São Paulo para de funcionar devido à blecaute; apagão deixa usuários presos dentro de trens da CPTM na capital paulista
Metrô de São Paulo para de funcionar devido à blecaute; apagão deixa usuários presos dentro de trens da CPTM na capital paulista

São Paulo e Rio

Na cidade de São Paulo, o apagão causou pânico nas ruas, paralisou trens e o metrô, prejudicou o trânsito, e deixou diversas pessoas presas em elevadores. A Polícia Militar informou, porém, que não houve registros de ocorrências graves. Diversas cidades da Grande São Paulo e do Estado também foram afetadas.

Devido ao blecaute, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos nesta quarta-feira (11). Ainda não se sabe, porém, quantos municípios do Estado foram afetados.

Segundo o governo federal, o Estado do Rio foi o mais afetado do país e chegou a ficar totalmente às escuras. Por isso, o governador Sérgio Cabral (PMDB) determinou que o Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Militar, reforçasse o policiamento na cidade do Rio. Houve caos no trânsito e nos transportes públicos.

Outros Estados

Em Minas Gerais, o apagão deixou às escuras dezenas de cidades da região metropolitana de Belo Horizonte e do interior do Estado. Houve queda de energia em várias partes do Espírito Santo, inclusive em Vitória.

No Rio Grande do Sul, houve interrupção no fornecimento de energia por cinco minutos em cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a AES Sul, 70 mil imóveis ficaram sem luz em São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Rubens Cavallari/Folha Imagem
Nas ruas da cidade de São Paulo, apagão causou caos no trânsito e deixou semáforos apagados; diversos Estados foram afetados
Nas ruas da cidade de São Paulo, apagão causou caos no trânsito e deixou semáforos apagados; diversos Estados foram afetados

Em Santa Catarina, houve interrupção no fornecimento de energia em Joinville, Blumenau, Lajes, Concórdia e Videira. Segundo a Celesc (Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina), houve oscilação no abastecimento de suas subestações.

No Paraná, o apagão foi sentido em ruas do centro de Curitiba. Enquanto em parte da área central as luzes permaneciam acesas, em outras houve queda de energia nos postes e em edificações. Após cerca de dois minutos, a energia foi retomada nos locais onde o abastecimento foi interrompido.

O apagão também atingiu parte das regiões extremo sul, norte e sertão da Bahia, segundo a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). O apagão durou poucos minutos no Estado.

Segundo a Companhia Energética de Pernambuco, houve falta de luz em Recife, Olinda, Camaragibe e Jaboatão.

Na região Norte, as Centrais Elétricas de Rondônia comunicaram falta de luz por meia hora em todo o Estado. Em Pernambuco, o apagão atingiu todas as regiões do Estado, mas persistiu por, no máximo, 35 minutos.

O problema se refletiu também em Alagoas. A Ceal (Companhia Energética de Alagoas) informou que o blecaute atingiu cerca de 50% do Estado. Na capital, Maceió, o fornecimento não foi interrompido.

No Acre, de acordo com a CERR (Companhia Energética de Roraima), a queda de energia durou cerca de 30 minutos, e atingiu dois municípios: a capital, Rio Branco, e Cruzeiro do Sul.

Com GRACILIANO ROCHA, RODRIGO VIZEU, GUSTAVO HENNEMANN, BRENO COSTA, DEH OLIVEIRA, MATHEUS MAGENTA, JOSÉ MASCHIO, DIMITRI DO VALLE e FÁBIO GUIBU, da Agência Folha




Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters