[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão foi maior que o imaginado e atingiu 18 estados


Publicada em 11/11/2009 às 15h18m

Mônica TavaresO Globo Do Mirante do Leblon, uma vista inusitada da orla do Rio: sinais de trânsito apagados e só a luz dos carros no caminho - Foto: Marco Antônio Teixeira

BRASÍLIA e RIO - A quantidade de energia desligada com o apagão de terça-feira à noite foi de 28 mil megawatts (MW) no Brasil, afetando 18 estados, e de 980 MW no Paraguai. A informação consta de relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O número é muito acima dos 17 mil MW inicialmente estimados. Inicialmente, o governo dissera que eram dez estados afetados.

Ficaram totalmente sem energia os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio e Espírito Santo. Além disso, também foram atingidos parcialmente Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, informou nesta quarta-feira que o apagão foi provocado pelo desligamento de três linhas de transmissão de energia. Com a saída da operação das linhas de transmissão, a usina hidrelétrica de Itaipu passou a "girar no vazio", sem possibilidade de transmitir energia, o que provocou o apagão.

Duas das linhas ligam Ivaiporã, na região central do Paraná, a Itaberá, na região sul de São Paulo. A outra liga Itaberá a Tijuco Preto (São Paulo). Segundo Zimmermann, no momento do desligamento havia condições meteorológicas adversas.

Instituto de meteorologia não registraram fenômenos atípicos

- Nossas avaliações iniciais mostram que houve uma condição meteorológica forte na região de Itaberá (SP), onde passam três circuitos de Itaipu que ligam as regiões Sul e Sudeste. Com isso, houve uma contingência tripla - disse o secretário à Reuters, por telefone. - O sistema é projetado para aguentar contingência dupla... não existe viabilidade técnica e econômica para proteção acima de contingência dupla, é inviável.

O secretário informou que a subestação de Itaberá recebe três circuitos de Itaipu de 750 KV. As linhas não chegaram a cair, foram desligadas. O presidente de Itaipu, Jorge Samek, em entrevista à Globonesws, informou que foi a primeira vez que a usina de Itaipu foi totalmente desligada.

Furnas Centrais Elétricas divulgou nota informando que as linhas de transmissão que interligam a usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão "operando normalmente e não foi identificado qualquer dano nos seus circuitos e torres de transmissão".

A energia começou a voltar, segundo o ONS, às 22h29m, pela região Sul. Os moradores do Acre contaram com luz às 22h39m. Em Minas, a energia começou a ser restabelecida às 22h40m, e o processo foi concluído por volta das 23h50m. À 0h45m foi iniciado o restabelecimento de cargas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, cuja conclusão se deu de forma gradativa ao longo da madrugada.

À 1h44m foi restabelecido o Sistema Interligado Nacional, com a interligação dos Sistemas Sul e Itaipu ao Sistema Sudeste, que já se encontrava interligado ao restante do Sistema Nacional.

Até o momento, por volta das 10h43m desta quarta-feira, quando o ONS publicou o relatório, as usinas nucleares Angra 1 e 2 continuavam desligadas . Elas são muito importantes para o abastecimento do Rio. O restabelecimento dos equipamentos e linhas de transmissão teve início imediato, após o apagão, "sendo concluído por volta das 3h15m de hoje". Mas não estava funcionando uma linha de transmissão.

Zimmermann descartou a possibilidade de qualquer ataque de hackers .

- Não existe isso de sabotagem - enfatizou.

O blecaute aconteceu às 22h14m, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava reunido com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, segundo Zimmermann. E o problema foi 100% sanado somente às 3h15m desta quarta-feira.

- Os estados de São Paulo e do Rio foram os mais atingidos - reconheceu.




Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters