PARIS (AFP) - Cientistas franceses descobriram e isolaram um novo vírus gigante que se esconde dentro das amebas e cujo genoma inclui material genético de outras espécies, segundo estudos que serão publicados durante a semana
O vírus é completamente novo", afirmou à AFP Didier Raoult, diretor de pesquisas de doenças infecciosas e tropicais da universidade francesa de Aix-Marselha 2.
O genoma do chamado "marseillevirus" inclui um complexo conjunto de genes que são muito diferentes em seu DNA de outras formas de vírus e mostra que há um intercâmbio genético entre outros microorganismos como vírus gigantes e bactérias também encontrados nas amebas, segundo o cientista.
A ameba, uma forma de vida unicelular que pide ser parasita em humanos e animais, atua como "uma espécie de berço de criação de novos vírus e bactérias", afirmou Raoult.
Até o momento se sabe pouco sobre os vírus gigantes. O primeiro deles foi descoberto em 1993 por casualidade.
Com um genoma de 368.000 pares básicos, "marseillevirus" é o quinto vírus gigante sequenciado e tem um diâmetro de 250 nanometros (quase 1/250 milionésima parte de um milímetro), segundo o Centro Nacional Francês para a Pesquisa Científica (CNRS).
O DNA do vírus gigante contém material de diferentes fontes, incluindos plantas e animais, bactérias e outros vírus gigantes como o "minivírus".
Sphere: Related Content