[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O mistério do Hospital Matarazzo


Especialista em restauração de prédios tombados, a arquiteta Helena Saia descobriu entradas tapadas com cimento e tijolos nos corredores subterrâneos do Hospital Matarazzo, por onde eram transportados os defuntos.

Helena ficou intrigada. Entrevistou ex-funcionários do hospital e colheu uma versão para o mistério: o conde Matarazzo, simpatizante de Mussolini, teria utilizado aqueles espaços para esconder fascistas perseguidos no Brasil.

"Disseram que até nazistas passaram por lá", conta a arquiteta.

Bem mais palpitante é o mistério atual do Hospital Matarazzo, pelo menos para os investidores do mercado imobiliário. A atenção sobre aquele terreno de 25 mil metros quadrados, grudado na avenida Paulista, está aumentando ainda mais neste ano: ali vai acontecer o Casa Cor, evento máximo de arquitetos e decoradores no Brasil.

Proprietária do imóvel, a Previ -o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil - não sabe como, nem quando, nem para quem (nem se) será vendido. O arquiteto Júlio Neves elaborou um projeto para ocupar parte do terreno, onde construiria um shopping center e um prédio comercial.

Foram tantas as pressões e os obstáculos legais que ele desistiu da iniciativa. "Continuo interessado", informou, garantindo que ajudaria a restaurar o hospital para que voltasse a ter utilização médica.

O sonho dourado da Fundação Getúlio Vargas é ampliar seu campus para aquela área, que fica exatamente em frente à faculdade. Por falta de espaço, eles estão se dispersando em diferentes prédios. "Fizemos o que foi possível", lamenta o diretor da FGV, Sylvio Mazzucca, dizendo-se ainda à espera de um sinal da Previ para apresentar uma nova oferta. Existe até um corredor, debaixo da rua Itapeva, que liga a escola ao hospital.

O empresário Mario Amato, ex-presidente da Fiesp, não se conforma com o fato de, entre as colônias estrangeiras de São Paulo, somente a italiana não ter um hospital; nas redondezas, está o Sírio-Libanês e, do outro lado da avenida Paulista, o Oswaldo Cruz, criado por alemães, além da Beneficência Portuguesa. Quer que o Matarazzo volte a ser um hospital respeitado.

Home
Tempo Real
Coluna GD
Só Nosso
Asneiras e Equívocos
Imprescindível
Urbanidade
Palavr@ do Leitor
Aprendiz

Quem Somos
Expediente

Hospital Umberto I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hospital Umberto I também conhecido como Hospital e Maternidade Umberto I e Hospital Matarazzo, foi um hospital construido em 1904 por Francesco Matarazzo na cidade de São Paulo. Localiza-se no bairro Bela Vista o conjunto de prédios em estilo neoclássico, foi tombado em 1986 como bem cultural de interesse histórico-arquitetônico [1].

O complexo hospitalar cresceu ao longo do século XX, incorporando novas alas e serviços [2]:

  • Prédio original do Hospital Humberto I (pavilhão administrativo), 1904
  • Casa de Saúde Francisco Matarazzo, 1915
  • Capela, 1922
  • Casa de Saúde Ermelino Matarazzo, 1925
  • Cozinha, Lavanderia e Refeitório, 1929
  • Residência das irmãs, Ambulatórios e Enfermarias, anterior a 1930
  • Clínica Pediátrica Amélia de Camilis, 1935
  • Pavilhão Vitório Emanuele III, 1937
  • Maternidade Condessa Filomena Matarazzo, 1943
  • Prédio Hospitalar (ampliação), 1974

Referências

  1. Daniel Gonzales, Estadão.com (1-7-2010). Entidades temem por tombamento de antigo Hospital Matarazzo. Página visitada em 24-10-2010.
  2. CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo. Tombado de bem cultural de interesse histórico-arquitetônico, Resolução SC 29/86. Página visitada em 24-10-2010.

[editar] Ligações externas




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: