[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Centros de assistência social são abertos no Ipiranga


01/04/11 - 00:00 >




bruno cirillo

são paulo - A rede paulistana de assistência social foi ampliada ontem, no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital, com a inauguração de dois equipamentos públicos destinados a atender cidadãos em situação de vulnerabilidade. Trata-se do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na ocasião, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estava acompanhado da vice-prefeita Alda Marco Antônio, que também é secretária municipal de Assistência Social. A meta da prefeitura, estabelecida em agenda, é que mais 20 Creas e 31 Cras sejam abertos até o final de 2012.



"Em dezembro deste ano, teremos 90% da Agenda 2012 completada, restando apenas cinco Cras e três Creas para serem inaugurados no ano que vem", prometeu Alda. A secretária afirmou que, com a implantação completa dos centros assistenciais, São Paulo terá se adequado à Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). "Ou seja, podemos servir de modelo para o Brasil". Kassab afirmou que os novos equipamentos mostram a consolidação, em andamento, da rede de Cras e Creas no município. "Por meio dela, temos a oportunidade de tratar pessoas que precisam de encaminhamento com dignidade", declarou o prefeito.



Infraestrutura

O Creas do Ipiranga é o décimo em funcionamento na capital. O espaço inaugurado nesta quinta proporcionará atendimento especializado nas situações das violações dos direitos como, por exemplo, violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, entre outros casos. Uma equipe multidisciplinar - assistentes sociais, psicólogos e advogados - será responsável pelo acolhimento dos usuários, bem como pelo encaminhamento a outros serviços das redes públicas, como as de assistência social, saúde, educação e órgãos de defesa dos direitos do cidadão.



Já o Cras do Ipiranga, estabelecido ao lado do Creas, é o vigésimo centro adequado e integrado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). Oferece serviços e benefícios diversos, entre eles, a inclusão nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o Renda Mínima e Cidadã, além de acolhimento, apoio, orientação e encaminhamento para a rede assistencial.



A estrutura do prédio, com 362 metros quadrados de área construída, tem capacidade para atender a quase cinco mil pessoas por mês. Conta com salas de atendimento individual e para atividade em grupo, sala de apoio técnico, fraldário, banheiro para deficientes, além de um espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais.



"Ao melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que são mais necessitadas, correspondemos às expectativas que a cidade de São Paulo tem em nossa gestão", disse Kassab, em referência ao trabalho desenvolvido pelos centros assistenciais. Os novos Creas e Cras do Ipiranga estão localizados na Rua Taquarichim, 280. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.



Assistencialismo

O papel dos Creas, modelo assistencial adotado em quase todo o Brasil, é justamente ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e famílias em situação de risco ou violação de direitos. Adolescentes autores de atos infracionais também são atendidos pelos centros.



Já os Cras, idealizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, são o principal instrumento brasileiro de desenvolvimento dos serviços de assistência social. Constituem espaços de concretização dos direitos assistenciais nos municípios, materializando a política assistencial do governo federal.


www.dci.com.br



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: