[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Começou a maior missão de resgate de sempre no Japão para encontrar 16.441 desaparecidos

Três semanas depois do sismo e tsunami


01.04.2011 - 08:26 Por PÚBLICO, Agências


Já se passaram mais de três semanas e 16.441 pessoas continuam desaparecidas, no meio da destruição deixada pelo sismo e tsunami, no Nordeste do Japão. Hoje milhares de soldados japoneses e americanos começaram a maior missão de resgate de sempre no país para encontrá-las.

Os exércitos dos dois países aliados mobilizaram 17 mil soldados japoneses e sete mil norte-americanos, 120 aviões e helicópteros e 65 navios para as buscas na ilha de Honshu, precisou o jornal diário “Yomiuri”. A Guarda Costeira, a polícia e os bombeiros também participam na maior missão de resgate que o Japão já conheceu e que vai durar três dias.

As buscas cobrem as áreas costeiras do Pacífico nas províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima, bem como as águas a uma distância de 20 quilómetros da costa, revela a agência de notícias japonesa Kyodo.

“Vamo-nos concentrar na faixa ao longo da costa, nos estuários dos rios e nos terrenos ainda cobertos com água do mar”, explicou um responsável das Forças de Autodefesa (as Forças Armadas do Japão). “Os corpos levados pelo mar, nesta altura do ano, afundam-se. Mas muitas vezes acabam por vir à superfície depois de algumas semanas. As nossas buscas vão tentar encontrá-los”, acrescentou.

Corpos em Fukushima ainda não serão recolhidos

Mas esta operação não vai abranger a zona situada a 30 quilómetros da central nuclear de Fukushima 1, danificada pela catástrofe, onde os níveis de radiação são perigosos. Cerca de mil corpos ainda não foram retirados daquela região porque se encontram numa zona de exclusão.

Até ao momento, o balanço oficial provisório das autoridades japonesas dá conta de 28 mil pessoas mortas ou desaparecidas na catástrofe que abalou o país a 11 de Março.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: