[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 3 de junho de 2008

Unicamp terá campus em Limeira com 8 cursos

FERNANDA CALGARO
da Folha de S.Paulo

A Unicamp vai abrir oito cursos de graduação em seu novo campus em Limeira (151 km de SP), que está em construção, mas já começa a funcionar em 2009. A universidade prevê ainda a abertura de mais quatro cursos nos próximos anos no campus, mas sem data definida.

As graduações que começam no ano que vem são engenharia de produção, engenharia de manufatura, nutrição, ciência do esporte, gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de políticas públicas e gestão de empresas.

Serão mais 480 vagas (60 para cada curso), além das 2.830 de graduação já oferecidas em Campinas, Piracicaba e na outra unidade da instituição em Limeira, onde funciona o Ceset (Centro Superior de Educação Tecnológica), cuja seleção também é feita pelo vestibular tradicional da universidade.

Ficaram de fora desta etapa os cursos de conservação e restauro, produção cultural, terapia ocupacional e fisioterapia. Quando o campus estiver em pleno funcionamento, o número de vagas chegará a mil.

As carreiras foram escolhidas por não repetirem nenhum curso já oferecido pela Unicamp. Metade dos cursos será no período diurno, e a outra, formada pelos quatro cursos de gestão, no noturno.

O prédio das salas de aula, com anfiteatros e as primeiras instalações da biblioteca, está pronto, mas as obras do restaurante e de mais laboratórios devem ser concluídas no primeiro semestre de 2009.

"A expectativa é que a concorrência no vestibular para essas novas carreiras seja tão alta quanto a dos outros cursos", afirma o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. A recomendação dele é que os vestibulandos fiquem de olho no site www.comvest.unicamp.br para saber mais detalhes sobre o processo seletivo.

"O novo campus foi pensado de uma maneira que causasse menos impacto ambiental: a água será tratada para reutilização; os carros não poderão circular no campus, ficarão restritos aos bolsões de estacionamento; e haverá ainda uma ciclovia de dois quilômetros", conta Edison Favero, que é prefeito do campus na cidade de Campinas e autor do projeto arquitetônico e urbanístico do novo campus.

Verba

Professores e funcionários ainda serão contratados por meio de concurso público. Até 2013, deverão ser 75 docentes e 40 funcionários.

De início, a implantação do campus seria em 2007, mas houve um impasse em relação ao repasse de verba. Hoje, 2,1958% do ICMS, principal imposto paulista, são passados à Unicamp. O reitor espera que isso aumente em 0,05% quando as mil vagas previstas no projeto estiverem implantadas --ainda sem data. A previsão orçamentária para a Unicamp em 2008 é de cerca R$ 1 bilhão.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: