[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 3 de junho de 2008

Ciclone extratropical deixa mar agitado em SC e no RS

Previsão para esta terça é de chuva e vento fortes no Sul.
Fenômeno deve se deslocar para o mar na quarta-feira.
Do G1, em São Paulo

Os departamentos de Defesa Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão em alerta devido à formação de um ciclone buscar extratropical na região. Há previsão de chuva forte, rajadas de vento de mais de 100 quilômetros por hora e mar agitado nesta terça-feira (3). Por isso, a navegação deve ser evitada.

O novo ciclone extratropical deve passar mais rapidamente pela região, na comparação com o fenômeno registrado no mês passado, que deixou 18 cidades gaúchas em situação de emergência. Dessa vez, o ciclone deve se deslocar para o mar até quarta-feira (4).

Os departamentos estaduais e as coordenadorias municipais de Defesa Civil devem reforçar as equipes de plantão. As ocorrências deverão ser atendidas pelo telefone 199, nos dois estados.

Foto: Reprodução/Cptec-Inpe
Reprodução/Cptec-Inpe
Imagem de satélite mostra formação de nuvens na Região Sul (Foto: Reprodução/Cptec-Inpe)
Santa Catarina

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta terça-feira (3), o tempo deve permanecer instável no estado. O mar deve ficar agitado, com ondas de quatro a cinco metros e condições de ressaca. No oceano, em áreas próximas à costa, o vento deve superar 100 km/h e há risco de fortes temporais. A recomendação é de evitar atividades marítimas, principalmente no Litoral Sul.

O diretor da Defesa Civil, capitão Márcio Luiz Alves, diz que a população deve estar atenta para a possibilidade de alagamentos, deslizamentos, destelhamentos e queda de placas e árvores que podem ser arremessados pelas rajadas de vento. Nos casos de enchente, os moradores devem procurar outros abrigos e evitar contato com a água.

As regiões mais atingidas pelas chuvas deverão ser Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. As coordenadorias municipais de Defesa Civil devem atender ocorrências pelo telefone 199.

Rio Grande do Sul

A terça-feira começou com chuva no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil Estadual alerta para o risco de temporais isolados, com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 80 quilômetros por hora no Noroeste, Norte, Nordeste e Leste do estado.

A maior preocupação, entretanto, é com o período entre terça e quarta-feira, quando há previsão de rajadas de vento que podem superar os 100 km/h no Nordeste, Leste e Sudeste do estado. O mar deve ficar agitado, com ondas de quatro a cinco metros e risco de ressaca. A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha as atividades de navegação.

Também há previsão de temporais no Paraná. A Defesa Civil do estado informa que as regiões mais atingidas devem ser Sudoeste, Central, Sul e parte da Oeste.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: