[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 3 de junho de 2008

Maconha pode "encolher" o cérebro, dizem cientistas

da BBC

Fumar maconha com freqüência e por um tempo prolongado pode encolher partes do cérebro que comandam memória, emoções e agressão, segundo um estudo publicado no "Archives of General Psychiatry".

Os cientistas usaram exames de imagens obtidas por ressonância magnética para mapear o cérebro de pessoas que haviam admitido fumar mais de cinco cigarros de maconha por dia por um período de pelo menos dez anos e compararam as imagens com as do cérebro de pessoas que nunca usaram a droga.

Os que fumavam maconha regularmente tinham um hipocampo --parte do cérebro envolvida no desenvolvimento de emoção e memória-- 12% menor e uma amígdala cerebelar --que tem um papel no controle do medo e da agressão-- 7% menor.

Quinze usuários de maconha e 16 pessoas que não fumavam a droga participaram do estudo liderado por Murat Yücel, da Universidade de Melbourne, na Austrália.

"Ainda que o uso moderado não leve a efeitos neurotóxicos significativos, os resultados sugerem que o uso diário em excesso pode ser tóxico ao tecido do cérebro humano", diz o estudo.

Os usuários de maconha também tiveram um pior desempenho em testes de memória verbal --sem uma correlação com o tamanho das partes do cérebro avaliadas-- e tinham mais propensão a sintomas leves de doenças psiquiátricas como esquizofrenia.

Leia mais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: