da Folha Online
Uma pesquisa inédita realizada pelo IBGE no Rio demonstrou que as indústrias de refino de petróleo, minerais não-metálicos e metalurgia são as que mais poluem o ar; e que enxofre e os chamados particulados finos são os agentes poluidores mais comuns --os dois provocam problemas respiratórios. O estudo foi feito com base em dados de 2003.
De acordo com a pesquisa, os municípios que mais poluem o ar são capital e Volta Redonda.
Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o maior potencial poluidor de enxofre está na capital, em Duque de Caxias e em Volta Redonda; e de particulados finos, na capital, Volta Redonda e Cantagalo.
Segundo a pesquisa, a capital concentra a emissão de 31% das 83.115 toneladas de enxofre atiradas no ar, por ano, e por 25% das 19.191 toneladas de particulados atiradas no ar, por ano. Já Volta Redonda concentra 13% do enxofre emitido e 21% dos particulados.
Isso foi calculado, segundo os pesquisadores, com base no número de funcionários de cada uma das 21.891 unidades ligadas à indústria de transformação que existiam no Rio, em 2003.
Para o IBGE, a identificação dos principais centros poluidores "pode facilitar o seu monitoramento e controle pelos órgãos ambientais".
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário