Para as gravações de shows do Trio de Ouro e outros artistas, a equipe de cenografia da minissérie teve que reproduzir locais clássicos como o Cassino da Urca e a Rádio Nacional. Os principais shows foram gravados no Palácio Quintandinha, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A cenografia do local foi feita pelo diretor de arte Mario Monteiro e sua equipe.
Uma curiosidade desta produção é que o pai de Mário Monteiro, o arquiteto Alcibíades Monteiro, foi quem projetou o Quitandinha e o Cassino da Urca no início do século XX. Assim, Mário teve ajuda de todo um acervo pessoal ao elaborar este projeto. “A estrutura e padrão destes dois cassinos é a mesma, pois o dono deles era o mesmo, Joaquim Rolla. A principal diferença é o palco, que, no Cassino da Urca, era um palco avançado e iluminado, que cobria a pista de dança. E esta adaptação foi feita no Quitandinha com a inclusão de uma pista de acrílico”, explica Mário Monteiro.
O projeto levou dois meses para ser elaborado. A construção e montagem do cenário do Cassino da Urca duraram duas semanas. Foram gravados no palco sete diferentes shows. Nas filmagens, foram usadas cadeiras e mesas da época, bem como a mecânica do palco, que ainda está em pleno funcionamento no Quintandinha, restaurado há pouco tempo. O restante dos objetos foi todo reproduzido, inclusive o abajur que compõe a decoração de cada mesa do cassino.
Já o ambiente da Rádio Nacional foi remontado em estúdio, na Central Globo de Produção. Para a elaboração do projeto, foram feitas mais de 60 plantas. O cenário preserva medidas semelhantes ao do verdadeiro auditório da rádio e tem capacidade para aproximadamente 250 pessoas.
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