[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Suspeito afirma ao FBI que al-Qaeda vai atacar outra vez, diz TV


Nigeriano afirma que há outros como ele treinados para agir em breve.
Explosivo costurado na cueca falhou.

Da EFE


O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, suspeito de tentar explodir no ar o avião do voo 253 da Northwest Airlines, disse em seu interrogatório que, depois dele, virão outros terroristas suicidas da rede terrorista al-Qaeda.

A rede de televisão americana "ABC" divulgou nesta segunda-feira (28) em seu site algumas das afirmações feitas pelo rapaz detido durante interrogatório com o FBI (Polícia Federal americana).

Em seu interrogatório, Abdulmutallab, de 23 anos, disse aos agentes que há outros como ele no Iêmen, treinados e preparados para agir em breve.

Foto: ABC News/AFP Photo
Imagem fornecida pela ABC News mostra uma cueca com pacote explosivo, ligeiramente queimado e chamuscado. A cueca teria sido supostamente usada por Omar Farouk Abdulmutallab em um voo da Northwest Airlines. (Foto: ABC News/AFP Photo)

Foto: U.S. Marshals Service / AP
U.S. Marshals Service / AP
Umar Farouk Abdulmutallab, indiciado nos EUA por tentativa de atentado em um avião em pleno voo (Foto: U.S. Marshals Service / AP)

Também disse que foi treinado durante mais de um mês pela al-Qaeda, e que a organização lhe deu 80 gramas de um explosivo de alta potência que foram costurados em sua cueca - com isso, ele conseguiu furar o esquema de segurança do aeroporto.

A organização al-Qaeda na Península Arábica assumiu a autoria da tentativa de atentado contra o avião da Northwest, ocorrida no dia de Natal. Em comunicado divulgado em fóruns virtuais islâmicos, o grupo terrorista disse que a ação era uma represália "contra a injusta agressão contra a Península Arábica", e afirmou que a bomba não explodiu devido a uma "falha técnica".

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que ordenou uma revisão completa dos sistemas de segurança para determinar quais erros ocorreram e o que possibilitou o embarque de um suposto terrorista com explosivos.










LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters