RODRIGO RUSSO
da Folha de S.Paulo
Em seu mais recente projeto, Marcelo Tas mudou de visual e de conteúdo. Saem terno e gravata pretos, característicos do "CQC" (Band), entram terno e gravata brancos para o "Plantão do Tas - Retrospectiva 2009", que vai ao ar na próxima quinta, pelo canal infantil Cartoon Network.
A outra mudança é mais significativa: o jornalismo irreverente, às vezes até mordaz, exibido no semanal que comanda ao lado de Marco Luque e Rafinha Bastos, dá lugar a notícias inventadas no infantil --ou seja, não há mais jornalismo.
"O mundo real é muito chato", diz Tas, explicando os motivos para que a equipe do programa escolhesse temas que mexessem com o imaginário das crianças, como pinguins que decidem morar em geladeiras por conta do calor. "Queremos ser a porta de entrada para assuntos como meio ambiente e política."
Eduardo Fraiponte/Divulgação | ||
O apresentador Marcelo Tas troca o terno preto do "CQC", da Band, pelo branco, no canal Cartoon Network |
Além disso, Tas acrescenta que "a notícia realista é contaminada", mas parece se esquecer da fórmula bem-humorada que usava nos anos 80, quando fazia o repórter Ernesto Varela, e que ainda usa no "CQC" para driblar essa contaminação.
No novo formato, que após a retrospectiva terá cápsulas diárias de dois minutos a partir do dia 4 de janeiro, a produção é da argentina Cuatro Cabezas --também responsável pelo "CQC"-- e Tas divide a bancada com dois repórteres-mirins: Iolanda Violeta (Gabriella Mustafá) e Hugo Mascarenhas (Marcos Oliveira).
Durante as gravações da retrospectiva, acompanhadas pela Folha, Tas funciona como verdadeiro professor para as crianças, dando dicas de posicionamento e de tempo para as falas. "Quanto mais rígidos no formato de telejornal, mais liberdade temos para o absurdo no conteúdo", explica ele.
PLANTÃO DO TAS
Quando: Retrospectiva 2009 - dia 31, às 19h; pílulas diárias a partir do dia 4, às 19h
Onde: Cartoon Network
Classificação: livre
Sphere: Related Content