[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Enchente deixa prejuízo de R$ 2 mi no interior de SP




Fale com o Presidente

Aqui, você pode encaminhar seus comentários, elogios, sugestões, dúvidas, denúncias e reclamações ao Presidente da República. Para isso, clique no link abaixo.

» Escreva sua mensagem


Campinas - Os estragos com as três enchentes em um mês em Capivari, região de Campinas (SP), deve gerar um prejuízo da ordem de R$ 2 milhões, avalia o prefeito Luis Donisete Campaci (PMDB). A cidade, com cerca de 50 mil habitantes, já enfrentou os transbordamentos do rio Capivari nos dias 8, 17 e 27. "Desde 1983 não registrávamos algo semelhante", lembrou o prefeito.

Segundo Campaci, a extensão dos danos atinge entre 30% e 40% da cidade. Uma ponte foi destruída com a força das chuvas e outra está interditada pois continua coberta pela água.

Mesmo com a baixa das águas em algumas ruas, ainda há 7 pontos de alagamentos. O rio Capivari chegou a subir 3 metros quando sua vazão normal é de 80 centímetros.

"Estamos com 800 a 1 mil residências interditadas e 3,5 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas", afirmou. Cerca de 400 pessoas estão alojadas em ginásios e escolas.

O prefeito afirma que o município tem disponíveis terrenos e documentação inicial para a construção de novas moradias, mas necessita de aval da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). "Há 14 anos não se constrói uma única casa popular na cidade", lamenta.

O prefeito pretende decretar situação de emergência na cidade. Ele e o coronel Luiz Massao Kita, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual da Defesa Civil, devem fazer um sobrevoo de helicóptero pelas áreas atingidas.


Lula comemora desempenho do BNDES e da Caixa em 2009



BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou nesta terça-feira o desempenho do BNDES e da Caixa Econômica Federal ao longo de 2009, comparando os números com os de 2004.

Os bancos públicos tiveram papel fundamental na concessão de crédito nos momentos mais duros da crise financeira internacional.

"O BNDES, em 2004, emprestou 40 bilhões de reais. Tirou do bolso e jogou na economia. Este ano, fechamos novembro com 140 bilhões de reais desembolsados", afirmou Lula durante evento público em São Bernardo do Campo.

Na ocasião, ele pediu que a presidente da Caixa Econômica Federal desfilasse o volume de crédito disponibilizado pela instituição no período.

"Em 2004, foi em torno de 35 bilhões de reais. Até agora, novembro, nós já chegamos a 120 bilhões de reais", afirmou Maria Fernanda Ramos Coelho, também presente à solenidade.

No início de novembro, o governo anunciou novo empréstimo de 80 bilhões de reais ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para financiamento de investimentos e desenvolvimento produtivo entre 2010 e 2011.

Segundo o banco, o repasse permitirá atender à demanda projetada de desembolsos do próximo ano, calculada em cerca de 126 bilhões de reais.

No início de 2009, o BNDES havia recebido 100 bilhões de reais do Tesouro Nacional, em uma das medidas para diminuir os impactos da crise no mercado de crédito.

(Reportagem Rodolfo Barbosa)



LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters