[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Presidente do PCdoB diz que FHC está 'desesperado'



CAROLINA FREITAS - Agencia Estado


SÃO PAULO - O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse hoje que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso demonstrou estar desesperado ao atacar o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em artigo publicado no jornal "O Estado de S. Paulo" no domingo (01). "FHC está desesperado, ele procura dar ares de teórico para convencer a quem?", afirmou Rabelo, em discurso na abertura do 12º Congresso do PCdoB, na capital paulista. Ele acusou ainda Fernando Henrique de usar uma "sociologia de araque" para criticar Lula. A plateia de cerca de 800 pessoas aplaudiu. Lula e a chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à sucessão no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, assistiam ao discurso. Rabelo citou trechos do artigo de FHC em tom irônico, provocando risos no público. "Esta é a mesma gente que criminaliza os movimentos sociais e diz que nos submetemos à Bolívia e ao Paraguai. Eles é que se submetem às grandes potências", disse. "Fernando Henrique está desesperado e, como dizem na Bahia, necessitado", completou. Dilma riu com a provocação. O presidente do PCdoB disse ainda que a eleição presidencial de 2010 será polarizada em torno da candidatura apoiada por Lula e pela apoiada por FHC. Ao ser citada, a ministra-chefe recebeu uma salva de aplausos e acenou para a plateia. Para Rabelo, a polarização favorece Lula. Acompanham Lula ao evento do PCdoB oito ministros. A possível candidata do PT está vestida com um terno vermelho da cabeça aos pé



O comunismo é uma estrutura sócio-econômica e uma ideologia política que promove o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.[1][2][3] Karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcançado através de uma revolução proletária. O "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e de opressão-livre, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esferas política e econômica da vida.

Como uma ideologia política, o comunismo é geralmente considerado como um ramo do socialismo, um grupo amplo de filosofias econômicas e políticas que recorrem a vários movimentos políticos e intelectuais com origens nos trabalhos de teóricos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa.[4] O comunismo tenta oferecer uma alternativa para os problemas da economia de mercado capitalista e do legado do imperialismo e do nacionalismo. Marx afirma que a única maneira de resolver esses problemas é pela classe trabalhadora (proletariado), que, segundo Marx, são os principais produtores de riqueza na sociedade e são explorados pelos capitalistas de classe (burguesia), para substituir a burguesia, a fim de estabelecer uma sociedade livre, sem classes ou divisões raciais.[2] As formas dominantes de comunismo, como Leninismo, Stalinismo, Maoísmo e Trotskismo são baseadas no Marxismo, mas versões não-marxistas do comunismo (como Comunismo Cristão e anarco-comunismo) também existem.

Karl Marx nunca forneceu uma descrição detalhada de como o comunismo poderia funcionar como um sistema econômico, mas subentende-se que uma economia comunista consistiria de propriedade comum dos meios de produção, culminando com a negação do conceito de propriedade privada do capital, que se refere aos meios de produção, na terminologia marxista. No uso moderno, o comunismo é muitas vezes usado para se referir ao Bolchevismo ou do Marxismo-Leninismo. Como um movimento político, os regimes comunistas foram governos historicamente autoritários e coercitivos envolvidos principalmente com a preservação de seu próprio poder, sem preocupação de fundo para o bem-estar do proletariado.[3]





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters