[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atirador que matou 12 em base americana está vivo, diz Exército


06 de novembro de 2009 00h31 atualizado às 01h14



O atirador que matou 12 pessoas na base americana de Fort Hood, no Estado do Texas, está vivo, segundo afirmou um porta-voz do Exército americano, nesta sexta-feira. A afirmação contraria as primeiras informações de que o psiquiatra Major Malik Nidal Hasan teria sido morto durante o ataque. O número de mortos se manteve em 12 com a morte de mais uma das vitimas, segundo informou o porta-voz. As informações são da agência de notícias AP.

O Major Nidal Malik Hasan, 39 anos, abriu fogo nessa quinta-feira, por volta das 17h30 (de Brasília) contra seus colegas deixando 12 mortos e mais de 30 feridos durante a preparação para uma cerimônia de graduação. Hasan estava escalado para ir ao Iraque e "aparentemente estava chateado por isso", disse o senador Kay Bailey Hutchison. Segundo o Exército americano não está confimado se ele iria para o Iraque ou Afeganistão.

"Sua morte não é iminente", disse o porta-voz afirmando que Hasan está em condições estáveis. Logo após o ataque, as autoridades americanas divulgaram que o atirador tinha sido morto. A informação equivocada teria sido divulgada em virtude de uma confusão no hospital, segundo afirmou o porta voz.

Informações iniciais davam conta de que os atiradores seriam três ao todo. No entanto, os outros dois suspeitos, que chegaram a ser presos, prestaram depoimento e foram liberados. Um terceiro suspeito permanecia detido, mas sua participação no massacre não foi confirmada, disse uma autoridade de Fort Hood. Entre os mortos estão militares e um policial civil que prestava serviços na base.

Um porta-voz do FBI em Washington disse que ao menos três agentes foram enviados para Fort Hood. "Os agentes vão dizer quais recursos são necessários. Eles têm que ir e determinar o que aconteceu", disse o porta-voz. O FBI, que descarta motivações terroristas por trás do episódio, só tem jurisdição no caso se os envolvidos forem civis.

A base militar de Fort Hood fica ao lado da cidade de Killeen e a 96 km de Austin. O complexo abriga pelo menos 4,9 mil militares em atividade e 45 mil alistados. Civis são cerca de 9 mil. A base é um dos principais locais de envio de tropas para o Iraque e o Afeganistão.

O presidente Barack Obama expressou solidariedade às vítimas e disse que seus pensamentos estavam com os familiares dos mortos. "É horrível que tenham sofrido um tiroteio em uma base militar em solo americano", disse.

Com informações da EFE e Reuters.







Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters