[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

OMS condena declaração de homeopatas contra vacina H1N1


Sociedade de homeopatas da Suíça diz que grávidas devem evitar a vacina; OMS repreende declaração


GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde condenou, com veemência incomum, o conselho dado por uma associação de homeopatas suíços contra a aplicação da vacina de gripe suína em mulheres grávidas.

A Sociedade Suíça de Médicos Homeopatas disse que gestantes não deveriam tomar nenhuma das duas vacinas já autorizadas para uso no país - a Focetria, da Novartis, e a Pendemrix, da Glaxo - alegando que os efeitos de ambas no organismo das grávidas e dos fetos não foram suficientemente estudados.

"Isto (o conselho) pode resultar em pôr as grávidas e seus fetos em risco de consequências graves no caso de uma infecção pelo vírus da gripe pandêmica", disse a chefe de vacinas da OMS, Marie-Paule Kieny.

A Organização Mundial da Saúde considera Focetria e Pandemrix seguras para grávidas, acrescentou.

"lamentamos que a recomendação da Sociedade Suíça de Médicos Homeopatas não tenha levado as recomendações da OMS sobre o assunto em consideração", disse ela.

Médicos homeopatas acreditam que substâncias altamente diluídas podem ser usadas para tratar sintomas e curar doenças, a despeito da falta de evidência científica do efeito.

Pesquisas de opinião realizadas na Suíça, onde a OMS está baseada, mostram que uma parte significativa da população já reluta em vacinar-se.

Como na Alemanha, tem havido preocupação entre o público quanto ao uso de adjuvantes nas vacinas. Tanto Focetria quando Pandemrix contêm esses aditivos, que servem para estimular a resposta do organismo ao ingrediente ativo da vacina.

Não há vacinas de gripe com adjuvante autorizadas para uso nos Estados Unidos, embora a técnica seja comum na Europa.

A OMS diz que as gestantes correm um risco especialmente alto de desenvolver complicações graves da gripe suína, caso contraiam a doença, e vem insistindo para que as grávidas tenham prioridade nos programas nacionais de vacinação.








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters