[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Major que matou colegas era do departamento de saúde mental


05 de novembro de 2009 21h41 atualizado em 06 de novembro de 2009 às 01h19


Ambulância passa pela entrada principal da base de Fort Hood, no Texas Foto: AP

Ambulância passa pela entrada principal da base de Fort Hood, no Texas
05 de novembro de 2009
Foto: AP


Oficiais identificaram o soldado que matou pelo menos 11 colegas e feriu outros 31 antes de ser executado, nesta quinta-feira, em Fort Hood, no Estado americano do Texas, como sendo o major Malik Nadal Hasan. De acordo com informações da AP, ele trabalhava no departamento de saúde mental do exército.

De acordo com testemunhas, Malik aparentava ter em torno de 40 anos. Ele era um profissional da área de saúde mental do exército - um psicólogo ou psiquiatra.

Os investigadores ainda não descobriram qual era a religião de Malik. Os oficiais querem descobrir se o sobrenome do atirador, Hasan, teria sido trocado após uma suposta conversão ao islamismo.

Tiroteio
Informações iniciam davam conta de que os atiradores seriam três ao todo. No entanto, os outros dois suspeitos, que chegaram a ser presos, prestaram depoimento e foram liberados. Um terceiro suspeito permanece detido, mas sua participação no massacre não foi confirmada, disse uma autoridade de Fort Hood.

O atirador, major Nidal Malik Hasan, que tinha cerca de 40 anos, estava fardado quando atirou contra colegas, às 17h30 (de Brasília), durante preparativos para uma cerimônia de graduação. Hasan estava escalado para ir ao Iraque e "aparentemente estava chateado por isso", disse o senador Kay Bailey Hutchison.

Dez dos mortos também eram soldados. A outra vítima era um policial civil que estava prestando serviços na base. Pelo menos dois dos feridos estão em condições "muito sérias" de saúde, informou o porta-voz de Fort Hood, Christopher Hogue.

Um porta-voz do FBI em Washington disse que ao menos três agentes foram enviados para Fort Hood. "Os agentes vão dizer quais recursos são necessários. Eles têm que ir e determinar o que aconteceu", disse o porta-voz. O FBI, que descarta motivações terroristas por trás do episódio, só tem jurisdição no caso se os envolvidos forem civis.

A base militar de Fort Hood fica ao lado da cidade de Killeen e a 96 km de Austin. O complexo abriga pelo menos 4,9 mil militares em atividade e 45 mil alistados. Civis são cerca de 9 mil. A base é um dos principais locais de envio de tropas para o Iraque e o Afeganistão.

O presidente Barack Obama expressou solidariedade às vítimas e disse que seus pensamentos estavam com os familiares dos mortos. "É horrível que tenham sofrido um tiroteio em uma base militar em solo americano", disse.









Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters