[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 28 de julho de 2008

GRACINHAS DE MULHERÕES


As garotas espevitadas das novelas Ciranda de Pedra
e Beleza Pura fazem sucesso com todo tipo de espectadora
(e, é claro, com os marmanjos também)


Marcelo Marthe

Fotos Divulgação/ TV Globo

RAKELLI (Isis Valverde)
A atriz de Beleza Pura criou
o "choro de sirene" e gostaria
de levar Shakespeare para
uma ilha deserta


Nas sondagens que a Globo fez sobre Ciranda de Pedra e Beleza Pura, seus folhetins do horário das 6 e das 7, donas-de-casa de todas as idades e classes sociais foram unânimes em expressar simpatia por um tipo comum nas duas tramas – o da jovem espevitada em busca de realizar um sonho. São assim Elzinha, interpretada pela atriz Leandra Leal em Ciranda de Pedra, e Rakelli, papel de Isis Valverde em Beleza Pura. A primeira é uma loira com ar de pin-up que vende perfumes na São Paulo dos anos 50 e só pensa em se casar com um homem rico. Rakelli é uma morena brejeira que trabalha como manicure e anseia tornar-se dançarina no programa de Luciano Huck (frise-se que não são apenas as donas-de-casa que gostam da personagem: há muito marmanjo vidrado na moça). Ambas se tornaram peças-chave para atrair a audiência em folhetins que não são aquele estouro no ibope (Ciranda de Pedra tem 22 pontos de média na Grande São Paulo e Beleza Pura, 28). Enquanto as heroínas das novelas se arrastam com seus dramas, essas personagens dão aos espectadores a reviravolta nossa de cada dia. Além do apelo humorístico, transmitem uma imagem positiva: nunca se dão por vencidas na batalha por aquilo que querem.

O motor das piadas é o fato de que ambas falam pelos cotovelos e transbordam confusão mental. Ao se jogar para cima de um gringo, Elzinha apela ao "portinglês": "How much do you... ganha?". Rakelli não domina sequer a língua pátria. Décimo segundo vira "dôzimo" e avestruz é "avescruz". A cada susto, solta ainda seu "choro de sirene" – uma gritaria largamente copiada (oh, dor!) pelas crianças. Elzinha adora fazer futricas, mas o público a perdoa pela obstinação em vencer na vida e pela dedicação à filha (que ela esconde de todos por ser mãe solteira). Tonta a ponto de desmaiar diante do ídolo Huck, Rakelli é bem-vista pela pureza de seu romance com o pedreiro Robson (o ator Marcelo Faria – de quem Isis, aliás, virou namorada). Mais que tudo, o segredo de ambas é carregar seus defeitos com leveza. Rakelli é o melhor exemplo. "Eu a concebi como uma criatura totalmente infantilizada", diz a autora Andrea Maltarolli. A beleza e a graça de Isis fazem com que esse jeito débil não seja insuportável.

ELZINHA (Leandra Leal)
Na novela Ciranda de Pedra, caçadora de homens ricos

As intérpretes de Elzinha e Rakelli têm trajetórias muito diferentes. A carioca Leandra, de 25 anos, é praticamente uma veterana nas novelas. Dezoito anos atrás, já fazia a filha de Juma Marruá em Pantanal (1990). Casada com Lirinha, vocalista do grupo de maracatu metafísico-universitário Cordel do Fogo Encantado, ela se amarra num papo difícil – e personagens idem. Está em cartaz nos cinemas como uma jovem baladeira e desgovernada. "Elzinha é solar, Camila é da noite", diz Leandra.

Isis começou bem mais tarde. Natural de Aiuruoca, cidade mineira de 6.000 habitantes, ela conquistou seu primeiro papel numa novela aos 19 anos, em Sinhá Moça (2006), depois de tentar a sorte como modelo e de estudar teatro por três meses. Fez apenas mais uma ponta em Paraíso Tropical, de 2007, antes de ganhar fama como Rakelli. Isis ainda não é uma atriz-cabeça – mas está a caminho. "Eu construí a Rakelli como uma transgressora. Tipo assim: ela é meio fora do eixo porque é alguém que fica entre o psicótico e o neurótico", explica a atriz, que fez sessões de psicologia em busca da "essência" da personagem. Recentemente, declarou que, se pudesse levar só uma pessoa para uma ilha, escolheria Shakespeare. "Seria o máximo morrer ouvindo-o contar aquelas histórias", diz Rakelli. Ou será Isis? Quanto ao poeta inglês, se fosse como os garotos de hoje em dia, tampouco hesitaria em passar uma temporada numa ilha deserta com a bela starlet – em sua versão criadora ou criatura.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: