[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rio Grande do Norte confirma sete mortes por gripe suína

A confirmação de sete mortes por gripe suína --a gripe A (H1N1)-- no Rio Grande do Norte, todas entre o final de outubro e o início de novembro, deixou em alerta autoridades de saúde.


Como forma de diminuir o número de ocorrências, médicos que trabalham em prontos-socorros no Estado passarão por um treinamento sobre a gripe A na próxima semana. O Rio Grande do Norte havia registrado apenas um óbito pela doença, em agosto.

Nas últimas três semanas, o número de casos suspeitos de gripe A, especialmente de ocorrências graves, aumentou significativamente no Estado, ao contrário do restante do Nordeste, que registra queda nas notificações desde setembro.

Na região, o Estado com mais mortes por gripe A é a Bahia, com 14. O Rio Grande do Norte vem logo depois.

A Secretaria Estadual da Saúde ainda não vê um motivo para o recente aumento, já que não houve, aparentemente, a ocorrência de nenhum fator que pudesse contribuir com a epidemia, como chuvas ou baixas temperaturas.

A subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica potiguar, Juliana Araújo, diz que seis das sete vítimas da gripe possuíam fatores de risco, como gravidez e hipertensão. Ela afirma que os médicos do Estado estão atentos à doença desde maio. "Talvez a população tenha dado menos atenção à gripe porque a mídia parou de falar no assunto", diz.

Na opinião do presidente da Sociedade Potiguar de Infectologia, Henio Lacerda, porém, foi a desatenção de médicos e da população local que contribuiu para a ocorrência dos casos recentes. "Ouvi os próprios médicos dizerem que acharam que a doença tinha desaparecido. Só quando os pacientes foram para a UTI é que foi levantada a possibilidade da gripe A."

O Estado estuda a possibilidade de ampliar o número de leitos de UTI para pessoas com suspeita da gripe. Com o treinamento de médicos, a ideia é agilizar o processo de identificação dos sintomas da doença e o tratamento das vítimas.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta segunda-feira em Manaus (AM) que o número de casos da gripe caiu drasticamente no Brasil e que a situação está sob controle. Segundo ele, a preocupação agora é com a "segunda onda" da doença em 2010. Mas diz que o país terá "uma arma poderosa, que é a vacina" contra o vírus.






Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters