[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Em exercício de guerra, militares protegem pré-sal e invadem Itaipu fictícia




GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, em Porto Alegre

As Forças Armadas iniciaram nesta segunda-feira um exercício de guerra no qual os militares simularão a defesa de instalações de petróleo no mar e a tomada de uma "Itaipu" fictícia.

Envolvendo um contingente de 8.000 militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, a Operação Laçador é o maior exercício combinado da América Latina, de acordo com o Comando Militar do Sul, que coordena a operação.

Numa alusão às reservas do pré-sal, a simulação começa com tropas de um país imaginário com recursos energéticos esgotados invadindo instalações petrolíferas no Pacífico.

A invasão detona uma série de exercícios no qual o objetivo do país fictício atacado é destruir a capacidade operacional do atacante em batalhas no mar, no ar e em terra.

Uma das ações será a tomada de uma usina hidrelétrica no rio Uruguai, entre Itá (SC) e Aratiba (RS). Na simulação, a usina de Itá fica na divisa imaginária entre os dois países em litígio e é "binacional", assim como Itaipu, objeto de polêmicas entre o Brasil e o Paraguai.

Questionado pela reportagem, general-de-brigada Antônio Carlos Krieger, que chefiará o estado maior conjunto da Laçador, negou que o exercício possa causar mal-estar político com o Paraguai porque, segundo ele, as atividades serão realizadas longe da fronteira.

No primeiro dia do exercício, a Operação Laçador consistiu na simulação de operações de inteligência e teve o início o deslocamento de veículos militares. Hoje deverá ocorrer a primeira etapa da disputa pelas reservas de petróleo no mar.

As simulações das batalhas vão mobilizar o uso de 51 aviões, dez helicópteros, 19 navios, lanchas e submarinos, além de veículos de combate terrestre. O custo da operação, que deve ser encerrada no dia 27, não foi informado.



Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters