Da Redação
Em São Paulo
Em São Paulo
A USP (Universidade de São Paulo) dará até 12% de bônus para alunos do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas. O acréscimo passará a valer já para o vestibular deste fim de ano.
Para ter esses pontinhos "extras", o candidato precisará provar que fez todo ensino médio em rede pública e fazer uma prova antes do vestibular, o Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP).
Quem acertar as 50 questões terá 3% de bônus a mais na nota. Esse bônus poderá ser somado aos 3% dados para os alunos que fizeram todo ensino médio em escola pública e os até 9% de bônus por desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), totalizando 12% de acréscimo.
Até o vestibular do ano passado, os com o acréscimo de pontuação via Enem, esses candidatos podiam obter até 9%.
A partir de 2010 e 2011, alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio também poderão participar do programa.
Com o programa, a universidade espera que a porcentagem de ingressantes de escolas públicas na USP em 2009 chegue a 30%. No vestibular 2008, 23,5% dos ingressantes declararam haver estudado somente na rede pública.
Como funciona
A nota no vestibular 2009 poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1 a 1,03, de acordo com a pontuação obtida no Pasusp:Bônus (%) = 3x(Acertos no Pasusp-12)/38
De acordo com a fórmula, quem acertar 12 ou menos questões não terá bônus. Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário