da Folha Online
A Petrobras informou nesta quinta-feira que começou a produzir petróleo no campo de Agbami, na Nigéria, onde tem participação de 13%. As outras parceiras no negócio são a norueguesa StatoilHydro e a americana Chevron, que é a operadora. As companhias nigerianas Nigerian National Petroleum Corporation e Famfa Oil Limited também são parceiras, como concessionárias.
De acordo com a Petrobras, o navio tipo FPSO (plataforma flutuante de produção, estocagem e escoamento) é a maior embarcação para esta finalidade já instalada no mundo. Segundo a empresa, ela tem capacidade de produzir 250 mil barris de petróleo por dia (bpd).
Segundo expectativa da estatal, o pico de produção no local, que tem profundidade média de água de 1.400 metros, deve acontecer no segundo semestre de 2009. A participação da Petrobras na produção de petróleo leve, com densidade entre 45 e 48 graus API (American Petroleum Institute), será de cerca de 33 mil barris/dia. Essa produção representará cerca de 13% do volume produzido pela Petrobras no exterior.
A Petrobras informou que, desde a concepção do projeto, participou do desenvolvimento de produção de Agbami com funcionários alocados em várias áreas.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário