[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Mundo esta sendo Construido na CHINA: ate Gilberto Gil deveria se mudar pra CHINA


SE eu soubesse que escrever CRITICAMENTE a respeito do (ex) ministro da Cultura rendesse tanto comentario e tantos acessos ao BLOG…eu nao teria escrito sobre outra pessoa desde o dia UM, mas, infelizmente a vida continua e o mundo roda…..

aqui eu publico algo parecido com uma materia que saiu em Tendencias e Debates (Folha de S Paulo) no ano passado chamada “Os EUA sao made in China”

O Mundo is “made in China” 



GERALD THOMAS



Não sei se Mao Tse-tung está revoltado, rebolando ou sorrindo no túmulo. Sua China virou uma indústria de imitações de plástico de ultima qualidade! 



As Olimpíadas estão pra acontecer. O mundo estará parado olhando e….E o que? Mais uma vez a China conquista as atenções! Mas dessa vez, pelos motivos que fariam a “revolução cultural’ de 1949 paracer uma brincadeira de ‘Mao” gosto, o pais mandarin que enterrou a cultura hunan, sceshuan, mongol e tibetana atrai milhões de espectadores de uma olimpíada mais parecida com a de 1936 na Alemanha de Hitler sob as bandeiras do Terceiro Reich!

NÃO SEI se Mao Tse-tung está revoltado, rebolando ou simplesmente sorrindo no túmulo. Sua Revolução Cultural acabou dando numa enorme fábrica poluente e de produtos de quinta categoria. A sua China virou uma indústria de imitações de plástico ou uma enorme versão das Chinatowns de Nova York e de Los Angeles. E os trabalhadores? Ah, sim, 3 dólares por dia, claro! 

Mas esses produtos estão acabando com os EUA e com outros países do Ocidente, literalmente. Para cada máquina de café “made in China” ou edredom fabricado lá, para cada tênis Nike ou o que você imaginar, o trabalhador americano está no olho da rua. O nome disso aqui, nos EUA, é “outsourcing“, ou seja, empregos que foram exportados pra paises de terceiro mundo a custo 60% mais barato. Alias a expresao “terceiro mundo”, pra quem não sabe, is made in China. Foi Mao quem inventou.

O problema da China é bem mais grave que o “outsourcing” da força trabalhadora que foi para o México, para a Índia ou para as Filipinas. Lá tem a exploração, mas não benefícios, como seguro de saúde, aposentadoria. 



Depois de tantos surtos epidêmicos do E.coli do espinafre colhido na Califórnia, e tomates que mandaram gente para o cemitério centenas para os hospitais, parcialmente por causa da “higiene (ou falta dela) dos mexicanos ilegais que fazem a colheita” -o que está entre aspas é citação do Center for Desease Control-, o mais recente escândalo assombrando a Food and Drug Administration são os produtos de origem na China: peixes cultivados em rios poluídos, camarões cultivados em tanques, (alguns são vendidos em supermercados Brasileiros! Pasmem!), ate pasta de dentes e outros que já chegam contaminados com uma substância tão tóxica que o próprio Departamento de Saúde da China a baniu faz cinco anos (o FDA a baniu faz 25 anos).

Esse produto é algo parecido com o “antifreeze” que se coloca nos radiadores dos carros no inverno. Uma substância marciana gosmenta e , uma meleca verde que não permite que a água congele. 

E parece que esse anticongelante em pequenas proporções permite que os peixes continuem vivos em rios, riachos ou tanques altamente poluídos. Idem para os crustáceos. E como a base da pasta de dentes é igual para todas, o governo americano se viu obrigado a alertar o público: cuidado ao comprar a sua pasta de dentes. (isso também e valido para o Brasil mas o Ministério da Saúde jamais se pronunciou sobre isso!)

Mas, cuidado como, meu Deus? 

A situação é tão grave que o equivalente ao secretário de Saúde da China foi sentenciado à morte. A China reconhece a gravidade da situação. 

Existe uma proposta de lei em uma gaveta do Congresso em Washington DC que obrigaria o fabricante a colocar não somente o país de origem do produto mas também detalhes como “esse produto contém ingredientes originários da China”. Mas, porque o lobby é forte e a China é a número um na “trader’s list” (os EUA vendem partes de automóveis, partes de software, partes de tudo, inclusive armamentos bélicos -pasmem-, que são devolvidos para cá a troco de centavos), essa proposta de lei não sai da gaveta. Então, como tomar cuidado? 

Entrei nesses dias na loja Bed, Bath & Beyond e tudo ou quase tudo é fabricado na China. Sendo muitíssimo honesto comigo, o gerente da seção de máquinas de café falou sobre a da Krup, originalmente fabricada na Alemanha (e sobre o liquidificador Hamilton Beach): “Não prestam. Não compre: em três semanas entrarão em curto ou a tampa voará ou a água sairá por baixo”. E, em voz baixa: “Vejo, pela tua aparência, que posso confiar em você. Também participei das passeatas contra a Guerra do Vietnã”. Me senti um velho idiota e imbecil!

Quase, ao sair da loja, passei na seção de bengalas. Mas me lembrei que bengala deve vir de Bengal, na Índia e… Bem, lá se vai mais uma história. 

Dia desses, tentei comprar uma camisa branca simples, dessas com botão, por que a que eu tenho rasgou depois de cinco anos de uso (ainda feita nos EUA). Já havia notado que a minha Levi’s nova era “made in China”, o tecido está fino demais, feita para durar, no máximo um ano (e olhe lá!) e continuei a caminhar. A loja Gap inteira é “made in China”! Fui para a loja Banana Republic (dos mesmos donos). Igual: quase tudo vem da China. 

Meu Deus, o coração começou a pulsar como se eu fosse um personagem num filme de Stanley Kubrick, pronto a ser detido por ter visto algo que não deveria, de olhos bem abertos ou bem fechados -ou algo entre um e outro, sei lá. 

Como estava fazendo quase 40 graus à sombra, nesse verão novayorkino doido, fui buscar abrigo numa loja de porcelana (em inglês, porcelana chama-se “china”). Fui olhar o rótulo de um dos produtos de “china” (com o “c” minúsculo) e o vaso era feito na Turquia. UFA! (Alívio temporário). 

Ainda hei de achar aqui neste país algo, além de Bush e McCain e Obama (não, seu pai e do Kenya!) que são fabricados nos EUA. Juro que vou. Nesse meio tempo, passei na loja Kinkos (hum, que nome suspeito), que se especializou em fotocópia e internet e são parceiros da Fedex, e encomendei um carimbo temporário para estampar nas testas dos transeuntes: “Nós, feitos na Terra (em caracteres chineses), “are made in China’“. Quem sabe dessa forma não seremos mais, digamos, entendidos como commodities e menos como seres humanos, já que essa raça está mesmo em extinção!

(democracia do proletariado??? Bem, vamos ver: certos autores ocidentais considerados de esquerda e que escreviam CONTRA o sistema, digo o NOSSO sistema BURROcratico ou BiGBrotheriano: como Franz Kafka ou George Orwell por exemplo sao BANIDOS na China. Estranho, nao?

Beethoven, sim, o compositor…..o Ludvig , o da Pastoral (a 6 sinfonia) ou a Nona (hoje o hino da Europa Unida) tambem BANIDO. A lista de livros e musicas e COISAS banidas na CHINA nao caberiam no seu HD a nao ser, eh claro, que ele fosse, made in China

GERALD THOMAS a favor do boicote! E a favor da libertação do TIBET.



Gerald Thomas

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: