[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Santander confirma que negocia com Governo venezuelano venda de banco


Madri, 1 ago (EFE) - O Grupo Santander confirmou hoje que mantém negociações com o Governo venezuelano para vender a filial do banco no país, uma das principais instituições financeiras venezuelanas.

Em comunicado, a entidade presidida por Emilio Botín reconheceu que pretendia vender o banco a um investidor privado venezuelano, para o que foram alcançados "determinados compromissos" sem chegar a acordar a compra e venda da entidade bancária.

O banco espanhol soube, então, do interesse do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de nacionalizar o Banco da Venezuela, filial do grupo, o que fez com que atualmente haja "conversas" entre ambas as partes.

Fontes do mercado avaliam a filial venezuelana do Santander entre US$ 1,2 bilhão e US$ 1,9 bilhão, embora a entidade espanhola não tenha confirmado estes números.

A vice-presidente do Governo, María Teresa Fernández de la Vega, considerou hoje "muito provável" que se alcance um acordo "em breve", e assegurou que "não há nem vai haver qualquer tipo de intervenção" por parte do Executivo espanhol.

Em sua opinião, é uma negociação "completamente respeitosa e normal, sem qualquer tipo de problemática especial".

Segundo os resultados do primeiro semestre do Grupo Santander, o Banco da Venezuela tem uma parcela de 11,8% em créditos e de 10,7% em depósitos.

Em 30 de junho, a filial contava com 285 escritórios e três milhões de clientes e, segundo dados da seção sindical da central UGT do Santander, havia 4.565 funcionários, dos quais 58% eram mulheres e 42% homens.

O Banco da Venezuela, cujo 80% do controle foi adquirido pelo Santander em 1996, obteve um lucro líquido atribuído de 109 milhões de euros até junho, 29% a mais que no mesmo período de 2007

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: