[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Cientista suspeito em caso de antraz nos EUA é encontrado morto


da BBC

Um importante cientista americano suspeito de envolvimento nos ataques com antraz de 2001 foi encontrado morto, tendo, aparentemente, cometido suicídio.

Segundo o jornal "Los Angeles Times", o cientista do governo dos Estados Unidos Bruce Ivins, 62, foi encontrado morto depois de uma overdose de analgésicos.

Ivins foi encontrado morto pouco antes de ser acusado dos ataques de 2001 pelas autoridades americanas. O jornal informou também que Ivins ficou sabendo recentemente do processo iminente.

No final de 2001 Ivins havia sido designado pelo FBI para investigar uma série de ataques com antraz que ocorreram quando os Estados Unidos ainda estavam em alerta depois dos ataques de 11 de Setembro.

Ao menos cinco pessoas morreram --inclusive dois trabalhadores dos correios em Washington-- depois da série de ataques em outubro de 2001.

Cartas contendo esporos de antraz foram enviadas a organizações de imprensa e até ao Congresso americano causando pânico no país.

Além das cinco mortes, outras 20 pessoas ficaram doentes. As medidas de segurança tomadas depois do envio das cartas com o antraz prejudicaram o sistema de correios americano e fecharam temporariamente um prédio do Senado dos Estados Unidos.

Suspeito

Durante a investigação, Ivins passou de ajudante a suspeito. Segundo o "Los Angeles Times", o cientista trabalhou 18 anos para o laboratório de pesquisas Fort Detrick, em Maryland --sede do programa de pesquisa de armas biológicas de defesa do governo dos Estados Unidos.

Segundo David Wilman, repórter investigativo do jornal americano, o cientista teria tomado uma grande dose de Tilenol misturado com codeína.

A identidade do responsável pelos ataques --o primeiro deles ocorrido apenas uma semana depois dos ataques de 11 de setembro de 2001-- continua desconhecida.

Durante algum tempo outro cientista militar, Steven Hatfill, foi considerado suspeito. Mas ele processou o governo dos Estados Unidos por violação de privacidade, ganhando uma indenização de US$ 5 milhões. Steven foi exonerado.

No total, cerca de 20 cientistas foram investigados, mas o FBI teria concluído que apenas um deles, Bruce Ivins, pode ter sido o responsável. O motivo dos ataques não foi descoberto. O Departamento de Justiça americano não comentou o caso.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: