[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Quadro de Caravaggio é furtado do Museu de Odessa, na Ucrânia


O quadro de Caravaggio (1571 - 1610) "The Taking of Christ" ("A Prisão de Cristo", em tradução livre) foi furtado na quarta-feira (30) à noite do Museu de Arte Ocidental e Oriental de Odessa, informou hoje a Polícia da cidade ucraniana.

A descoberta foi feita nesta manhã. O furto aconteceu entre o fechamento do museu, às 18h de quarta-feira, e às 10h de hoje (hora local), quando a galeria voltava a abrir as portas ao público.

"Os ladrões entraram no museu à noite, após quebrar uma janela no segundo andar do edifício, onde se encontrava o quadro", explicou à agência "Unian" uma porta-voz da Polícia.

A obra, feita sobre óleo, de 134 por 172,5 centímetros, foi pintada pelo mestre italiano entre 1573 e 1602, embora algumas fontes o datem no biênio 1598-1599.

A pintura, que narra a captura de Cristo após a noite de oração no Jardim das Oliveiras, representa as figuras de Jesus e Judas, unidos pelo "beijo da traição", e cercados de discípulos e soldados romanos.

No século 19, o quadro foi comprado em Paris pelo embaixador russo na França, A. Bazilevski, que, em 1870, o presenteou ao Grande Príncipe Vladimir Alexandrovich.

No início do século 20, o lenço foi cedido à Escola de Arte de Odessa e, na década de 1920, após a revolução bolchevique, à Galeria de Arte Antiga, que, mais tarde, recebeu o nome de Museu de Arte Ocidental e Oriental.

Naqueles anos, havia dúvidas de que o quadro fosse uma obra original de Caravaggio, mas, na década de 1950, a crítica de arte moscovita K. Malitskaya corroborou a autoria do mestre italiano.

O quadro, do qual se conhece outra versão na Galeria Nacional da Irlanda, em Dublin, foi restaurado em 2006 por especialistas da capital ucraniana, Kiev.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: