[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunamis atingem o Japão


publicado 10:13 11 março '11

Tsunamis atingem o Japão
Imagens da TV japonesa mostram a devastação provocada pelos tsunamis que se seguiram ao sismo de hoje RTP

Um sismo de magnitude 8,9 atingiu o norte do Japão quando eram 6.46 da manhã em Portugal Continental. A seguir ao terramoto as zonas costeiras foram atingidas por dois grandes tsunamis que causaram devastação numa vasta zona. Estão contabilizados 19 mortos e muitos feridos mas o número de vítimas poderá vir a aumentar pois há dezenas de desaparecidos. Alertas de tsunami foram lançados em vinte países da área do Pacífico.

O sismo que causou os tsunamis foi o mais forte registado no Japão em 140 anos. O epicentro foi a 373 quilómetros da capital, e provocou numerosos incêndios e cortes de eletricidade na área de Tóquio. Ao abalo principal seguiram-se várias réplicas de forte intensidade uma das quais de magnitude 6,7.

Várias centrais nucleares e instalações petrolíferas foram automaticamente encerradas e os comboios de alta-velocidade foram suspensos. Um incêndio está a lavrar numa refinaria da cidade de Ichihara e o mesmo acontece numa siderúrgia.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, garantiu que não foram detetadas fugas de radioatividade nas instalações nucleares.

Cenário dantesco Ao sismo principal seguiram os tsunamis, que lançaram por terra a dentro uma muralha de água e detritos que chegou a atingir mais de sete metros de altura.

As televisões japonesas mostram imagens impressionantes, que mostram as gigantescas vagas a atingir a costa e a invadirem cidades e campos de cultivo, e até mesmo um aeroporto, levando diante de si, como se fossem brinquedos, embarcações de grande porte e veículos pesados.

Em alguns casos destroços em chamas à superfície continuavam a arder enquanto eram arrastados.

As autoridades avisam que o perigo ainda não passou já que os Tsunamis se poderão continuar a suceder durante várias horas e as populações da zona estão a ser aconselhadas a procurar a segurança nas zonas mais elevadas . O exército foi chamado a ajudar nas zonas afetadas.

Para além do Japão uma vintena de países lançaram alertas de tsunami, entre os quais a Rússia, Taiwan, e as filipinas.

A agência da ONU para a Coordenação da Assistência Humanitária já anunciou entretanto que trinta equipas internacionais de busca e salvamento estão prontas para seguir para o japão para prestar assistência nas operações de resgate.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: