[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 11 de março de 2011

#prayforjapan Terremoto no Japão estoura equipamento de geólogo em Campinas


Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE SÃO PAULO

Em Campinas (93 km de São Paulo), um sismógrafo caseiro feito por um geólogo da Unicamp conseguiu registrar o terremoto que atingiu o Japão, por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (11).

O pesquisador Rogério Marcon disse que a magnitude do tremor foi tão alta que estourou a escala de seu equipamento --ou seja, oscilou mais do que o aparelho poderia captar. "Já havia registrado centenas de terremotos, mas só no do Chile do ano passado vi registros indo além das linhas usadas como referência", afirmou. "Aí já imaginei que esse era algo maior que 8 graus na escala Richter".

Segundo Marcon, outras pesquisas de observação solar fazem com que ele levante durante a madrugada com frequência. "Quando vi a imagem na tela foi impressionante. Pensei: 'Isso é muito fora do comum'. E, pela distância das ondas, já imaginei que fosse no Japão", contou.

O equipamento não possui precisão de escala Richter, mas aponta os diferentes tremores, indica a frequência e a localidade do ocorrido, pelo intervalo entre uma onda e outra. "Não dá para dizer que tem um rigor científico, mas sempre acertou e é didático", explica Marcon.

O acompanhamento em casa surgiu por curiosidade, mas já se tornou um projeto para o geólogo. Em abril de 2008, ele concluiu a estrutura do sismógrafo, inspirado em um modelo visto numa revista científica de 1979. Realizou adaptações e modernizou o aparelho com uma transmissão para a tela de seu computador (que pode ser vista no site www.astroimagem.com).

Menos de duas semanas depois, Marcon foi, segundo ele, o único a registrar um terremoto de 5,2 graus em Santos (outros observatórios nacionais estariam fechados à época). "Desde então foram muitos, tudo o que acontece no Chile acima de 5,5 graus eu consigo pegar", afirmou, completando que também registrou terremotos no Haiti, China e outros países.

"Apesar de ser triste um acontecimento desses, é interessante poder registrar. Isso tem aplicação científica e, quem sabe, poderá ajudar a aprimorar as previsões desse tipo de acontecimento", disse.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: