[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 11 de março de 2011

Confira em tempo real as notícias do Japão

21h25 - Além da evacuação de 10km da Fukushima Daiichi (1), já há uma ordem de evacuação para um raio de 3km da Fukushima Daini (2), construída na década de 1980. A situação é menos crítica na segunda usina, mas a Tepco pode ter perdido controle da pressão em três reatores.

21h17 - Imagem de 1975 da usina nuclear Fukushima Daiichi:


Crédito: Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte do Japão

21h05 - O PBS NewsHour, programa de televisão dos EUA, fez um serviço para o mundo: colocou os dados do USGS, órgão do governo americano que monitora tremores em todo o mundo, no Google Maps:

Acompanhe aqui.

20h49 - A Associação Nuclear Mundial informou que 4 caminhões geradores já chegaram ao local da usina nuclear para fornecer energia ao sistema de resfriamento. E que técnicos da Tepco (Companhia de Eletricidade de Tóquio), responsável pela usina, já estão puxando novos cabos para levar eletricidade da rede até a usina.

20h40 – O governo japonês ordenou que os técnicos da usina de Fukushima Daiichi deixem parte do vapor radioativo escapar para diminuir a pressão interna no reator. Leia mais sobre o possível desastre no post de Alexandre Mansur: Japão agora corre risco de explosão nuclear pior do que a de Chernobyl.

20h11 – De acordo com a conta de Twitter da Reuters, o nível de radiação está 8 vezes acima do normal no portão da usina de Fukushima Daiichi e 1000 vezes acima do normal dentro da unidade de controle do reator. Representante do ministério do comércio afirmou que o nível de radiação dentro da usina não é alto o suficiente para que os trabalhadores tenham que ser evacuados, embora o raio de evacuação de civis tenha aumentado para 10km.

20h01 – Alguns dados sobre a usina de Fukushima Daiichi: há seis reatores na planta, instalados entre março de 1971 e outubro de 1979. Em número de reatores é a segunda maior usina do Japão, mas alguns deles produzem bem menos energia que outros mais modernos.

19h53 - Ao contrário do governo do Japão, que afirma que o nível de radiação na usina de Fukushima Daiichi está apenas oito vezes acima do normal, um painel de segurança disse que a radiação está 1000 vezes acima do normal, de acordo com a agência Kyodo. O raio de evacuação em torno da planta já é de 10km.

19h46 – De acordo com o site Kyodo News, a Tepco, operadora da usina de Fukushima Daiichi, informou que outros três reatores perderam a função de refrigeração – a usina possuiu seis, a segunda do Japão em número de reatores.

19h37 – O tsunami causado pelo terremoto no Japão deixou até o momento quatro feridos e um desaparecido no litoral oeste dos Estados Unidos. As cinco pessoas se aproximaram do mar para ver a chegada da onda gigante. Quatro dessas pessoas foram resgatadas pelas equipes de salvamento no Oregon, mas uma continua desaparecida no norte da Califórnia. As vítimas ignoraram as instruções das autoridades, que pediam à população que se afastasse das praias e dos portos prevendo uma alta incomum do nível do mar.

19h33 – Contribuição de Alexandre Mansur, editor de Ciência & Tecnologia de ÉPOCA:

Caso a usina nuclear de Fukushima, no Japão, vaze grande quantidade de vapor radioativo – ou até exploda, especialistas do centro de meteorologia americano AccuWeather afirmam que a direção dos ventos levaria a maior parte da nuvem radioativa para o mar, longe dos centros populacionais.

Segundo eles, os ventos agora estão soprando de Noroeste para o Leste, numa direção que levaria as nuvens tóxicas para o alto mar. Os ventos deverão continuar soprando na direção do oceano aberto ao longo do sábado (no horário do Japão), embora um pouco mais voltados para o Sudeste.

Se continuarem assim, podem ajudar a evitar as piores consequências de um vazamento radioativo.

18h57 – O Palácio do Planalto divulgou uma mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff ao primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, em que expressa consternação pelas vítimas. “Foi com profunda consternação que recebi as notícias das perdas humanas e da destruição causadas pelo forte terremoto e subsequente tsunami que atingiram o Japão”, disse a presidente.

18h54 - Mais imagens do Japão:


Prédios em chamas em Yamada (AP Photo/The Yomiuri Shimbun)


Tsunami em Miyagi (AP Photo/The Yomiuri Shimbun)


Ondas em Natori (AP Photo/Kyodo News)


Refugiados em Tóquio (AP Photo/Kyodo News)

18h45 – O Japão decretou “estado de emergência nuclear” na usina atômica de Fukushima Daiichi. De acordo com a informação apresentada pelas autoridades japonesas à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, o terremoto e o posterior tsunami cortaram o fluxo de energia elétrica na central e o motor diesel de emergência que deveria suprir essa carência também não funcionou.

As autoridades continuam tentando regular o sistema alternativo de energia para fazer funcionar o mecanismo de refrigeração da usina nuclear. O combustível nuclear requer um esfriamento contínuo inclusive quando as instalações atômicas deixam de funcionar. O terremoto paralisou a atividade de 11 das 17 usinas nucleares no Japão, que possuiu um total de 55 reatores.

18h31 - A agência Kyodo acaba de divulgar uma notícia bastante preocupante. A Tepco, a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, informou que material radioativo da usina nuclear de Fukushima Daiichi “pode já ter vazado”. Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, determinou que o raio da zona de evacuação ao redor da usina deve ser ampliado de três para dez quilômetros. Um dos reatores da central esquentou demais pois o sistema de resfriamento apresentou defeitos, provocado pelo tremor. A pressão se elevou no reator e o governo cogitava a possibilidade de liberar vapor radioativo para evitar uma explosão.

18h09 - Não deixe de seguir o Twitter do Consulado do Brasil em Tóquio.

18h08 – Japoneses estão usando o Twitter, o Facebook e a rede social Mixi para se comunicar, uma vez que as redes de voz do país estão congestionadas. As operadoras limitaram as chamadas de voz em celulares, mas as redes de internet estão funcionando, de acordo com a Cnet. Mensagens de texto também foram afetadas.

17h52 - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou na Casa Branca que aviões da Força Aérea dos Estados Unidos estão levando um “refrigerador muito importante” para a usina nuclear japonesa Fukushima Daiich. Há preocupações com vazamentos e moradores próximos a usina foram evacuadas como medida de precaução. O governo do Japão diz que a situação ainda não é crítica.

17h39Vídeo mostra tsunami invertendo o fluxo de um rio.

17h36 - Número de mortos confirmados aumentou para 184.

17h21 - Bandeira do Japão chorando:

via Boing Boing.

17h15 – O Pentágono informou que está preparado para fornecer ajuda de emergência às vítimas do terremoto que atingiu o Japão e que iniciou o deslocamento de alguns de seus navios para a região. “Estamos avaliando a situação e posicionando as tropas para que estejam preparadas para proporcionar a ajuda necessária”, disse o comandante da Armada Leslie Hull-Ryde.

17h11 - Vídeo: Tsunami invade cidade no norte do Japão:







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: