TÓQUIO - O litoral do Japão foi atingido por um tsunami, nesta sexta-feira, após um forte terremoto de 8,9 graus na escala Richter. Há dezenas de feridos. O abalo foi sentido em Tóquio, onde muitos prédios sacudiram. Outros dois tremores secundários, de 6,4 graus, ocorreram logo depois. O epicentro foi localizado no Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika, e a uma profundidade de 10 km.
As autoridades japonesas informaram que a província de Miyagi foi uma das mais afetadas. Imagens da televisão local mostraram espessas colunas de fumaça saindo de edifícios. O trem-bala do Japão e os dois aeroportos de Tóquio foram paralisados temporariamente após o terremoto. Duas usinas nucleares na província de Fukushima também tiveram as atividades suspensas.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunamis, com ondas de até seis metros em Miyagi e de até três metros em Iwate. O mesmo ocorreu para as províncias de Fukushima, Ibaraki, Aomori e Chiba.
Em Tóquio, muitas pessoas saíram às ruas assustadas. Foi o tremor mais forte dos últimos anos na capital japonesa. Há dois dias, o país já tinha sido atingido por um tremor superior a 7 graus na escala Richter.
Com agências