03/01 - 23:19 - EFE
MANILA - Um terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Richter atingiu as Ilhas Salomão, no sul do Oceano Pacífico, às 9h36 locais (20h36 de domingo em Brasília) e provocou um alerta de tsunami para a região. Apesar da força do tremor, não há registros imediatos sobre danos materiais ou vítimas.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que comunicou sobre o terremoto, não emitiu um alerta de tsunami. Entretanto, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, também operado pelo Governo dos EUA, advertiu que tremores deste porte "podem gerar tsunamis locais e podem ser destrutivos no litoral situado a poucas centenas de quilômetros do epicentro".
A organização Geoscience Australia, do Governo australiano, também informou que o terremoto poderia causar tsunamis locais, mas não há a expectativa de um maremoto de grandes proporções.
Segundo o USGS, o epicentro do tremor foi localizado a 30,5 quilômetros de profundidade a 295 quilômetros de Honiara, a capital das Ilhas Salomão.
O terremoto foi precedido por outro de 6,5 graus na escala Richter cujo epicentro foi localizado a dez quilômetros de profundidade e a 310 quilômetros de Honiara.
De acordo com o USGS, o primeiro tremor foi registrado às 8h48 locais (19h48 de Brasília).
Sphere: Related Content