[Valid Atom 1.0]

domingo, 3 de janeiro de 2010

Prefeito de Angra dos Reis anuncia que município está em calamidade pública



Medida vai ser publicada no Diário Oficial de segunda-feira (4).
Em entrevista, Tuca Jordão afirma que pediu desligamento de usinas.

Do G1. no Rio


Em entrevista coletiva concedida na manhã deste domingo (3), o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, anunciou a decretação de estado de calamidade pública no município. O prefeito diz que a documentação já foi providenciada para que a medida seja oficializada na segunda-feira (4).

Na entrevista, Jordão também falou sobre o plano de emergência da cidade e disse que pediu o desligamento das usinas de energia nuclear Angra I e II ao diretor de operações Pedro Figueiredo. O prefeito reafirmou que que não haveria quaisquer problemas operacionais ou de vazamento na usina, mas que o desligamento seria uma medida de prevenção. "Chega de correr riscos; temos que evitar problemas futuros", disse.

Seguem buscas por desaparecidos

A secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro considera que cinco pessoas seguem desaparecidas em Ilha Grande, em Angra dos Reis. Eles seriam três residentes da ilha e dois turistas do estado São Paulo.

De acordo com o órgão, no entanto, esse número se refere às pessoas cujo desaparecimento foi notificado, o que não impede que haja outras vítimas no local. As buscas não têm data para terminar.

Os trabalhos na enseada do Bananal, foram retomados no início dessa manhã de domingo (3) por equipes da Defesa Civil, Marinha, Polícia Militar e Instituto Estadual do Ambiente. Segundo a secretaria, oito cães farejadores e quatro retroescavadeiras ajudam na busca pelos desaparecidos.

As equipes de resgate retomaram as buscas por vítimas da chuva também no Morro da Carioca, na região central de Angra. Os mortos pelos deslizamentos na cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro são 41, de acordo com dados da Defesa Civil consultados às 8h15 deste domingo. No total do estado, as chuvas entre quarta-feira (30) e sexta-feira (1º) mataram 63 pessoas.

Corpos identificados

Várias vítimas já foram identificadas. À medida que os corpos são reconhecidos, os nomes são divulgados pela prefeitura de Angra dos Reis e pelo Instituto Médico Legal do Rio. Na manhã deste domingo, foi anunciada a identificação dos corpos de Priscila de Oliveira Machado, 26 anos, Adauto de Souza, 31, e de sua filha, Rafaela, de oito anos.

Apesar das identificações, alguns parentes reclamam da demora na liberação dos corpos. O IML informa que, para que o nome da vítima conste no atestado de óbito, o procedimento padrão do instituto exige documentos originais da vítima e da pessoa que a identifica.



Para informações sobre Angra, a Defesa Civil municipal disponibiliza os seguintes telefones: (24) 3377-7991 / 3777-7480.

Chuvas matam 63 no estado

As chuvas causaram 63 mortes no Rio de Janeiro desde o dia 30 de dezembro. Além das 41 em Angra, foram 22 mortes no estado. Destas, segundo dados da Defesa Civil, cinco foram na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; três em Quintino, três em Vaz Lobo, no subúrbio; quatro em Magé (entre elas as de um casal de idosos), uma em Duque de Caxias, duas em São João de Meriti e duas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e duas em Niterói, na Região Metropolitana.







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters