[Valid Atom 1.0]

sábado, 7 de novembro de 2009

Protestos fecham ponte na fronteira entre Colômbia e Venezuela


(Atualiza com detenção de militar venezuelano na cidade colombiana de Cúcuta) Bogotá, 7 nov (EFE).- Enfrentamentos entre comerciantes colombianos e membros da Guarda Nacional venezuelana levaram hoje novamente ao fechamento da ponte internacional Simón Bolívar, na fronteira entre os países.

Os protestos na travessia entre Cúcuta, na Colômbia, e San Antonio del Táchira, na Venezuela, são gerados pelos carregadores de mercadoria na fronteira, e os contrabandistas de gasolina, segundo informações de emissoras colombianas.

Os manifestantes denunciam maus-tratos e confisco da mercadoria por parte da Guarda venezuelana, que mantém fechada a entrada no país.

Nas duas últimas semanas, a Venezuela fechou em várias ocasiões o acesso ao país por esta e outras pontes na fronteira, impedindo o acesso de centenas de pessoas que vivem do transporte de mercadorias entre os dois países.

Neste sábado, foi detido em Cúcuta um militar venezuelano acusado de cometer diversos furtos no último mês, informou o comandante da Polícia Metropolitana da cidade, o coronel Jorge Ivan Flórez.

Na casa do homem preso foram encontrados três uniformes do Exército venezuelano e uma carteira de militar da ativa.

Por causa da tensão crescente na fronteira, o Governo da Colômbia solicitou ontem à Espanha "mecanismos de verificação e monitoração para a região".

O fato mais grave foi o assassinato de nove colombianos que foram sequestrados em 11 de outubro junto com um peruano e um venezuelano na localidade venezuelana de Fernández Feo, onde jogavam futebol.

Na segunda-feira, dois agentes da Guarda Nacional da Venezuela foram assassinados na fronteiriça.

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, relacionou as mortes com ações de paramilitares colombianas e anunciou na quinta-feira a mobilização nas fronteiras com 15 mil militares.






Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters