[Valid Atom 1.0]

sábado, 7 de novembro de 2009

Diretor e ator Anselmo Duarte morre aos 89 anos em SP






Foto: Divulgação Anselmo Duarte morre aos 89 anos em São Paulo

Anselmo Duarte morre aos 89 anos em São Paulo

Da Redação

entretenimento@eband.com.br

Morreu na madrugada deste sábado, dia 7, o ator e diretor de cinema Anselmo Duarte, aos 89 anos, informou a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas em São Paulo. Duarte estava internado no hospital há 15 dias após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral).

O velório acontecerá na cidade de São Paulo, em local a ser definido pela família. No domingo, dia 8, a Prefeitura de Salto aguarda a chegada do corpo pela manhã na cidade, onde ocorrerá um curto velório no saguão do Centro de Educação e Cultura - CEC, que leva o nome de Anselmo Duarte.

O enterro deve acontecer por volta das 11h30 no Cemitério da Saudade.

Carreira

Anselmo Duarte Bento nasceu na cidade de Salto, em São Paulo. Ele foi um dos mais prestigiados cineastas brasileiros. Com o filme "O pagador de promessas" (1962), ele foi premiado no Festival de Cinema de Cannes com a Palma de Ouro – a única concedida a um filme brasileiro.

A produção, baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes, também concorreu a um Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. O filme, que tem os atores Othon Bastos e Norma Bengell no elenco, foi rodado em Salvador, e faz uma dura crítica à intolerância da Igreja e aborda a mistura de religiões no Brasil.

Galã do cinema nacional nos anos 50 e 60, Duarte também foi ator e roteirista de mais de 40 longas nacionais. Entre eles "Tico-Tico no Fubá" (1952), "O Caso dos Irmãos Naves" (1967), "O caçador de esmeraldas" (1979), "O marginal" (1974) e "Um certo capitão Rodrigo" (1971). Seu último trabalho no cinema foi como ator no filme "Brasa adormecida" (1987), de Djalma Limongi Batista, que também tem no elenco Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti.

Recentemente, Duarte foi agraciado pelo Governador do Estado de São Paulo com a Ordem do Ipiranga, a mais importante honraria civil do Estado.









Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters