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sábado, 7 de novembro de 2009

Golpe cibernético






Casas Bahia e Ponto Frio usam armadilhas previamente planejadas para atrair clientes afoitos e desavisados

(*) Ucho Haddad

A cada dia que passa a rede mundial de computadores exibe números assustadores em termos de usuários, situação que faz com que o mundo virtual seja um caminho sem volta. Nos dias de hoje nem mesmo amigos ou paixões são conquistados como antigamente. Deixando de lado o saudosismo, a internet traz um sem fim de armadilhas, que pela velocidade da vida moderna acabam passando despercebidas ou, então, pouca importância damos a elas. Normalmente as pessoas têm preguiça de correr atrás de seus direitos, o que, a duras penas, poderia resultar em um padrão de conduta na rede.

Baseado na dependência que o ser humano tem da rede de computadores, o segmento de comércio eletrônico cresceu de maneira assustadora. Ainda há pessoas reticentes em relação às compras realizadas através do computador, mas essa tendência veio para ficar. Tanto é assim, que as grandes redes de lojas passaram a incentivar seus clientes a consumir pela internet. Com investimentos menores os comerciantes podem oferecer ao cliente um preço mais convidativo. E é exatamente nesse quesito que se esconde a malandragem cibernética.

casas_bahia_01Uma leitora do ucho.info enviou mensagem alertando para o perigo de se confiar em muitos dos anúncios que aparecem em importantes portais. É a tal da oferta fantasma. Há dias, a Casas Bahia oferecia, em letras garrafais, um aparelho LG KP 109 – Tim Infinity – por $ 89,00, que em sites alternativos pode ser adquirido por R$ 120.

Animada com a oferta, a leitora decidiu navegar pela página eletrônica das Casas Bahia para incorporar ao seu patrimônio tecnológico a pechincha do dia. Qual não foi a sua surpresa ao constatar que a oferta era apenas uma isca eletrônica para levar o internauta para dentro do mundo virtual da empresa. A decepção tornou-se maior, momentos depois, já que a leitora resolveu ir a uma loja física das Casas Bahia, onde foi informada por um vendedor que jamais o estabelecimento vendeu o tal aparelho por R$ 89.

ponto_frio_01Na manhã desta sexta-feira (25), foi a vez do Ponto Frio adotar a mesma estratégia para fisgar os incautos internautas. Estava lá, em um conhecido portal de notícias, o perseguido LG KP 109 – Infinity pré – pelos mesmos R$ 89,00. Ao navegar na página do Ponto Frio, a leitora do ucho.info não encontrou a mercadoria anunciada. Disposta a comprar o tal aparelho de telefone celular, a leitora decidiu contatar o “televendas” da rede Ponto Frio, que, por suposição, deveria ter ao menos alguma informação sobre o produto anunciado. E novamente a decepcionante surpresa se fez presente. A operadora do “televendas” do Ponto Frio informou que no estoque não existia um aparelho sequer do modelo procurado.

Esse tipo de golpe está se tornando comum na internet. Algo que como inovadora e covarde estratégia de marketing já faz parte do manual de normas e procedimentos de consagradas redes de varejo. Visguentas sob a ótica capitalista, essas armadilhas são criadas para fazer com que o cliente desavisado compre qualquer produto, mesmo que seja um modelo diferente do pretendido inicialmente.

Em um país minimamente sério, a leitora já teria recebido em casa um aparelho a custo zero, acompanhado de um caminhão de desculpas. Nessa terra de ninguém chamada Brasil, o Código de Defesa do Consumidor mais parece um peso morto na estante, pois aqui as leis são elaboradas com as brechas necessárias para que os advogados enriqueçam às custas da contínua corrosão dos direitos do cidadão.







Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

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