[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Greve de vigilantes obriga o fechamento de 493 agências bancárias na Grande SP

da Folha Online

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região estima que ao menos 493 agências bancárias fecharam nas duas cidades na manhã desta terça-feira devido à greve dos vigilantes. Os bancos que abrirem as agências sem o mínimo de dois vigilantes estarão descumprindo a lei federal 7.102 de 1983, que trata de segurança bancária. O movimento deve continuar na quarta-feira (4), já que os vigilantes decidiram manter a greve.

Um levantamento feito junto às regionais do sindicato indica que estavam fechadas, por volta das 13h30, 244 agências do centro de São Paulo, 204 da zona norte, 24 na região da avenida Paulista e outras 21 em Osasco (Grande São Paulo).

"As instituições financeiras que estão desrespeitando a lei serão responsabilizadas por eventuais danos aos trabalhadores e à população. Os bancos têm de preservar a integridade física de bancários e clientes", disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários.

Pela manhã, cerca de 2.500 vigilantes protestaram no centro da cidade. Já o Seevissp (Sindicato dos Empregados em Empresas de Vigilância, Segurança e Similares de São Paulo), que representa a categoria, estimou que o número de manifestantes é de 5.000.

Após o protesto, os vigilantes se reuniram em frente à Câmara Municipal para uma assembléia, que decidiram pela manutenção da paralisação. Amanhã às 8h uma nova assembléia será realizada.

O Sindicato dos Bancários enviou uma carta aos responsáveis pela Policia Federal de São Paulo solicitando fiscalização efetiva das agências bancárias e que tomem as providências cabíveis como autuação por descumprimento da legislação e fechamento das agências.

A entidade também encaminhou comunicado ao departamento de recursos humanos dos bancos cobrando o cumprimento da lei. Segundo o sindicato, as direções do Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nossa Caixa, Itaú e Safra se comprometeram em não abrir agências sem vigilantes.

Por meio de nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos, em São Paulo), informou que o movimento na maioria das agências no Estado é normal. A nota lembra que o pagamento de contas com vencimento hoje deve ser considerado normal.

Outro lado

O Sesvesp, que representa as empresas de segurança, informou que as reivindicações do sindicato dos funcionários estão sendo negociadas no TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo).

Segundo a assessoria do Sesvesp, 13 dos 22 sindicatos dos trabalhadores de vigilância espalhados em todo o Estado aceitaram a proposta de 5,9% de reajuste salarial e elevação do tíquete alimentação para R$ 6.

Outro ponto acrescentado na pauta e aprovado pela categoria é o adicional de risco de vida, no valor de 9% do salário dividido em três parcelas --2008, 2009 e 2010.

Leia mais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: